em

Quais são as taxas de juros dos empréstimos consignados?

Quer saber mais sobre as taxas de juros atuais e como essas mudanças afetam o consumidor? Continue a leitura e saiba mais!

O Governo Federal decretou, no dia 15 de março, um novo teto de juros para os empréstimos consignados. Com isso, todas as instituições financeiras seriam obrigadas a trabalhar com, no máximo, 1,70% mensal para aposentados e pensionistas do INSS.

Diante da negativa dos bancos e até mesmo a retirada da oferta do consignado para os segurados da Previdência Social, o governo decidiu negociar a redução dos juros do consignado.

Quer saber mais sobre as taxas de juros atuais e como essas mudanças afetam o consumidor? Continue a leitura e saiba mais!

Quem está apto a solicitar um empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito com as taxas de juros mais baixas, devido a garantia de pagamento e baixa inadimplência. Isto ocorre pois o pagamento é descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício do contratante.

Para estar apto a solicitar um empréstimo consignado é necessário ser aposentado ou pensionista do INSS, servidor público federal, estadual e municipal (ativo, pensionista ou aposentado), militar (ativo ou reformado) ou trabalhador celetista (que empresa tenha convênio com instituição financeira).

Além disso, para conseguir realiza-lo é preciso ter margem consignável, ou seja, o limite do seu salário e/ou benefício que pode ser comprometido com o consignado.

Como funcionam as taxas de juros do empréstimo consignado?

As taxas de juros são utilizadas pelas instituições financeiras e bancos como contrapartida no empréstimo do crédito. Enquanto a empresa lhe empresta o dinheiro, você paga juros para compensar o valor do empréstimo.

Essas taxas são aplicadas mensalmente, desse modo, dependem da quantidade de parcelas que você deseja pagar. Quanto maior a quantidade de parcelas, mais juros serão aplicados.

Quais são as taxas de juros atuais?

É muito importante saber quanto de juros você paga quando solicita um empréstimo e, uma das melhores formas de ficar sabendo de todas as taxas aplicadas no Brasil, é através do Banco Central.

O Banco Central reúne todas as taxas de juros aplicadas nas mais diversas modalidades de crédito, e as principais são: 

  • Aquisição de veículos;
  • Cartão de crédito parcelado;
  • Cartão de crédito rotativo;
  • Cheque especial;
  • Crédito pessoal consignado INSS;
  • Crédito pessoal consignado privado;
  • Crédito pessoal consignado público;
  • Crédito pessoal não consignado;
  • Desconto de cheques;
  • Financiamento imobiliário com taxas de mercado;
  • Financiamento imobiliário com taxas reguladas;
  • Leasing de veículos.

Importante: No site do BACEN, a taxa de juros é separada entre pessoa física e pessoa jurídica. Mas, vale salientar que, às vezes, as informações podem estar defasadas. Entretanto, a taxa de juros para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS foi alterada recentemente, e o seu teto é de 1,97% ao mês, substituindo o limite de 1,70%, divulgado no início de março.

O teto de juros para cartão de crédito consignado do INSS também foi alterado, passando de 2,62% ao mês para 2,89% a.m.

Quais as mudanças previstas em relação as taxas de juros do empréstimo consignado?

O Governo Federal espera que a mudança que aconteceu no teto da taxa de juros dos empréstimos consignados do INSS, permita uma melhoria na vida econômica dos segurados do órgão. Além disso, o novo governo quer diminuir o superendividamento dos brasileiros, permitindo que eles possam voltar a ter poder de compra.

Agora que sabe como a redução dos juros do consignado aconteceu, já pode procurar uma empresa que ofereça juros mais baixos a fim de diminuir o seu endividamento. E não se esqueça de compartilhar este conteúdo com seus amigos e parentes que precisam saber sobre a taxa de juros!

Aline Silva

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Unsplash)

Pretensão salarial: 75% dos brasileiros entrevistados têm dúvidas sobre como colocá-la no currículo

(Foto: Arquivo Pessoal)

Cantora portuguesa Patrícia Ribeiro acaba de gravar o seu novo single