DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO

A Folha Geral® preza pela qualidade de seus conteúdos, através de uma linha editorial rígida e atenta ao processo de apuração e checagem dos fatos, sempre buscando manter o máximo de imparcialidade possível, garantindo assim os princípios jornalísticos e o compromisso com a verdade.

Art. 1º – Valores e princípios

  • Imparcialidade
  • Defesa da liberdade de expressão
  • Competência e profissionalismo
  • Honestidade e ética
  • Liberdade de escolha
  • Promoção da diversidade
  • Defesa dos direitos humanos.

Editorias disponíveis

Quem pode sugerir um conteúdo?

Qualquer pessoa.

O conteúdo será publicado?

Depende.

Art. 2º – O que é preciso para que o conteúdo seja publicado na Folha Geral®?

I – Exclusividade e relevância: o material deve ser produzido exclusivamente para a Folha Geral® com tema de interesse público e atual.

II – O conteúdo deve indicar o autor que redigiu o texto ou o responsável pelo mesmo, não sendo válido usar o nome da agência ou assessoria. No caso de publicações a longo prazo, será necessário criar um usuário como autor no site. Clique aqui.

III – A criação de um usuário e senha para acesso e publicação na Folha Geral® não se caracteriza vínculo empregatício. Trata-se de colaboração voluntária. O usuário deve respeitar os Termos e Condições de Uso do site, publicar conteúdo autêntico e devidamente autoral. O usuário deve manter seu perfil atualizado.

IV – O conteúdo não pode conter link de saída para lojas, produtos, sites suspeitos ou criminosos ou para temas preconceituosos, terroristas, ideológicos, nazistas, entre outros que infringem as Leis brasileiras e internacionais.

V – Só é permitido link de saída (no máximo dois) para temas de interesse público que seguem as boas práticas do jornalismo e o Código de Ética dos Jornalistas. (Ex: sites institucionais, blogs, artigos, produtos desde que não tenha opção para compra ou formulários para orçamento entre outros.)

Há exceções?

Sim.

O editor-chefe tem autonomia para decidir se o material pode ser publicado ou não, sempre respeitando as normas internas, princípios editoriais e linha editorial do veículo. Contudo, se o material for relevante e seguir todas as regras não há motivos para não ser publicado.

E se eu pagar para publicar o material?

Não há negociação para publicação de conteúdo rejeitado.

Mas eu posso pagar para publicar um material?

Sim. Se o material for comercial ou conter link para loja ou produtos. A negociação deve ser feita diretamente com o Dep. Comercial comercial@folhageral.com.br sempre respeitando as normas do Conar.

Art. 3º – Como tratamos guest post?

A Folha Geral® considera guest post qualquer material que contenha links e, é óbvio que alguém está pagando pela publicação do conteúdo. Nesse caso, a publicação segue gratuita observando o Art. 2º. No entanto, a Folha Geral® pode acrescentar links de outros clientes a qualquer momento para custear a publicação.

Art. 4º – Por quanto tempo o conteúdo permanecerá publicado?

A Folha Geral® tem autonomia para excluir a qualquer momento, qualquer material que não seja mais relevante sem aviso prévio. O autor também pode solicitar a remoção do material a qualquer momento com uma justificativa legal. Basta acessar o site: https://remover.folhageral.com, válido apenas para conteúdo fornecido por terceiros. Se a Folha Geral® inseriu links no conteúdo, o pedido de remoção não será acatado, de acordo com o Art. 5º.

Art. 5º – Direitos autorais, licenciamento e propriedade intelectual

Material fornecido por terceiro é de inteira responsabilidade do autor e deve estar devidamente licenciado. Ao enviar um material para publicação na Folha Geral® o autor cede automaticamente os direitos de uso para a Folha Geral®. No entanto, em nenhuma hipótese a Folha Geral® será responsabilizada por quaisquer danos, incluindo lucros cessantes, interrupção de negócio, ou perda de informação que resultem do uso ou da incapacidade de usar os materiais. O autor (fornecedor do conteúdo) é o único responsável pelo mesmo e responderá por quaisquer problemas que o material venha causar.

Fica eleito o foro da Comarca de Serra Dourada, como o único competente para dirimir quaisquer controvérsias decorrentes deste instrumento, independentemente de qualquer outro por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

Art. 6º – Estas Diretrizes podem ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio e entram em vigor na data de sua publicação, substituindo qualquer outra publicada anteriormente.

Disponível em: https://www.folhageral.com/marca/diretrizes-redacao.pdf Leia também os Termos e Condições de Uso: https://www1.folhageral.com/termos-e-condicoes