em

Veja os itens que passarão a ser obrigatórios nos veículos em 2024

Os carros vendidos no Brasil terão uma nova lista de itens obrigatórios que devem estar presentes nos veículos a partir de 2024

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Os novos carros vendidos no Brasil deverão apresentar alguns itens obrigatórios a partir deste ano, conforme as resoluções impostas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Embora essas mudanças devessem estar em vigor desde 2021, os prazos foram alterados devido à pandemia de Covid-19, que impactou a fabricação de novos veículos.

A partir de agora, todos os veículos que saírem da fábrica devem estar equipados com esses itens, que, por lei, tornaram-se obrigatórios. Dentre esses equipamentos, inclui-se o controle de estabilidade, luzes diurnas, alerta de cinto de segurança afivelado no painel e teste de impacto lateral.

Luzes diurnas

As luzes diurnas são aquelas que permanecem acesas na parte dianteira do veículo mesmo durante o dia. Existem duas possibilidades: essas luzes podem ser feitas de LED ou podem se apresentar na forma de lâmpadas halógenas. Conforme a lei, essas luzes devem permanecer acesas desde o momento em que o carro é ligado, em todos os locais.

Controle de estabilidade

O controle de estabilidade é essencialmente um sistema eletrônico projetado especificamente para a segurança veicular, especialmente em trajetos mais perigosos ou que, como o próprio nome sugere, carecem de estabilidade.

Esse sistema auxilia o condutor do veículo a manter o controle mesmo em condições adversas. Por exemplo, se o sistema detectar que o veículo está perdendo aderência em uma derrapagem, ele intervém para corrigir a trajetória. Para veículos maiores, como ônibus e caminhões bitrem, o controle de estabilidade será obrigatório perante a lei somente a partir de 2025.

Alerta de cinto de segurança

O alerta de cinto de segurança torna-se obrigatório nos veículos que sairão da fábrica a partir deste ano. Este item é projetado principalmente para aumentar a conscientização e a adesão ao uso do cinto de segurança.

O princípio é baseado em um sensor instalado nos assentos do veículo que detecta se os ocupantes estão utilizando os cintos de segurança. Conforme a legislação em vigor, a obrigatoriedade será, por enquanto, exclusivamente para o motorista. Nos demais lugares do veículo, a presença desse sensor, embora recomendada, ainda é facultativa.

Teste de impacto lateral

Um teste de impacto lateral é um procedimento realizado para avaliar a segurança de um veículo em colisões laterais. Esses testes são conduzidos para determinar como um veículo responde quando é atingido lateralmente por outro veículo ou objeto, simulando um acidente desse tipo.

Durante esses testes, câmeras e sensores capturam dados sobre a força do impacto e como o veículo reage aos movimentos da colisão. Por uma questão de segurança, esses testes de impacto lateral passarão a ser obrigatórios a partir de agora também.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Foto: Divulgação)

C6 Bank passa a oferecer Saque Digital no Banco24Horas

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Produção industrial baiana cresceu 2,7% em novembro de 2023