em

Carro sinistrado: tudo o que você precisa saber antes de realizar a compra

Entenda como funciona a aquisição de um carro sinistrado, as categorias e as oportunidades de investimento

Adquirir um carro atualmente é uma decisão que precisa ser avaliada com calma e de forma realista, já que os valores estão cada dia mais altos. Os veículos sinistrados, por sua vez, se apresentam como uma alternativa mais acessível para quem costuma frequentar leilões em busca de bons negócios.

Mas, antes de formalizar a compra, é importante se atentar a alguns quesitos como o tipo de carro sinistrado, sua classificação, as vantagens que envolvem a aquisição e como identificar boas oportunidades em leilões presenciais ou online.

Acompanhe a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que é um carro sinistrado?

Um veículo sinistrado ou recuperado é aquele que já sofreu um dano classificado pelas operadoras de seguros como “sinistro”. O automóvel obteve um prejuízo material, que pode ser um roubo, um acidente com perda parcial ou estragos por desastres naturais.

Quando isso ocorre e o seguro é acionado, a seguradora fornece outro carro ao segurado e o antigo passa a ser propriedade dela. O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) avalia 48 quesitos de segurança e classifica os veículos sinistrados em três categorias:

1. Veículos com sinistro de pequena monta

São aqueles que sofreram danos não prejudiciais à estrutura do automóvel e que seus reparos foram simples. Nesse caso, o carro pode circular normalmente após ser consertado e avaliado, e não é marcado no campo de observação da documentação veicular.

2. Veículos com sinistro de média monta

Você já deve ter se deparado com muitos veículos deste tipo, e, ao ver o termo média monta, o que significa foi um dos questionamentos que veio em seu pensamento.

A explicação é simples: esse tipo de ocorrência faz com que o carro sofra danos estruturais, geralmente por acidentes. No entanto, após ser reformado, mesmo com substituição de peças, ele pode ser novamente avaliado por um engenheiro.

Caso seja aprovado, estará com a situação completamente regularizada e poderá circular normalmente. No entanto, o campo de observação do documento informa que o automóvel passou por recuperação de sinistro, o que pode influenciar na queda do seu valor de compra ou revenda.

3.    Veículos com sinistro de grande monta

Essa categoria inclui carros que podem ser considerados sucatas e que já estão no fim de sua vida útil por conta do dano sofrido. Eles são vetados de circular pelas ruas e seus documentos são excluídos pelo órgão de trânsito.

Geralmente, eles são vendidos caso tenham alguma peça em bom estado que possa interessar oficinas mecânicas e lojas de peças de segunda mão.

As vantagens de comprar um carro sinistrado

A maior vantagem de comprar um veículo envolvido em sinistro em um leilão automotivo é o preço abaixo do mercado externo, comparado até mesmo ao preço de um carro seminovo.

Outro benefício se dá pela variedade de opções e pelos diversos leilões presentes no mercado.

Porém, isso não isenta a necessidade de atenção e de investigar todas as informações disponíveis antes de comprar, para garantir que tudo esteja seguro e dentro das normas estabelecidas pelo CONTRAN.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Maioria dos pacientes não controla os fatores de risco para doenças cardiovasculares

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Estudo científico: relevância e métodos de pesquisa