em

Conheça as principais maneiras de financiar um veículo novo ou seminovo

Confira quais são os principais tipos de financiamento para veículos

(Imagem ilustrativa/Divulgação)
(Imagem ilustrativa/Divulgação)

Você tem vontade andar de carro 0 km pela cidade? Com certeza, não é? E a melhor forma de conseguir esse objetivo sem precisar guardar tanto dinheiro é fazer um financiamento. Como a maioria dos consumidores não possui renda suficiente para comprar à vista, o financiamento é a melhor opção.

Quem precisa de um carro para passear ou trabalhar, procura por um modelo novo ou, pelo menos, seminovo. Existem alguns tipos de financiamento para veículos, no mercado, e mostraremos quais são as suas vantagens e desvantagens de cada um deles.

Antes de partirmos para as dicas, temos que ressaltar que não existe opção de financiamento vantajosa para quem não planeja. Financiar um carro é igual a financiar um imóvel: ao fazer isso, você contrai uma dívida robusta, então é preciso pensar bastante e se preparar para pagá-la em dia, cumprindo todos os prazos.

Financiamento direto com a montadora ou com bancos

Esse é um excelente tipo de financiamento para quem está buscando por opções com juros mais baixos e bom prazo de pagamento. Porém, a burocracia é bem maior. Os dados e requisitos exigidos pelas montadoras/bancos são mais rígidos do que outros tipos de financiamento, o que pode dificultar a operação.

É bastante difícil que as montadoras e os bancos aprovem o financiamento para aqueles que não têm um histórico irretocável de crédito. Por mais que o cliente esteja pagando suas dívidas em dia, se em algum momento da vida ele atrasou pagamentos, dificilmente terá a solicitação do financiamento aprovada.

Enfim, se você for uma pessoa com excelente histórico de crédito, provavelmente, será aprovado e pode aproveitar as condições desse tipo de empréstimo. Além disso, com o financiamento aprovado, o cliente pode retirar o carro imediatamente.

Entre as desvantagens de comprar um carro financiado pelas montadoras, podemos citar a obrigatoriedade de pagar uma comissão ao vendedor. Com isso, não é possível comprar um carro 100% financiado, será preciso ter, pelo menos, uma pequena entrada, que pode variar conforme o preço do veículo.

Leasing

Esse tipo de financiamento é um pouco diferente do citado acima. O leasing funciona assim: o banco compra o veículo escolhido da concessionária e, com isso, você passa a ter uma dívida apenas com o banco. O documento do carro fica alienado ao banco até que o cliente quite todas as parcelas do financiamento.

As principais vantagens de comprar um carro por meio do leasing é que não há cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e não é preciso dar entrada, ou seja, é possível financiar até 100% do valor.

A principal desvantagem é que o carro financiado por meio do leasing só passa para o nome do cliente após a quitação da dívida. Com isso, o veículo fica em nome do banco até o fim do pagamento das parcelas. Assim como acontece em um financiamento imobiliário, em caso de inadimplência, o banco pode tomar o automóvel e colocá-lo a leilão para pagar o restante da dívida.

Financiamento balão

Esse tipo de financiamento é bastante popular entre as principais montadoras do país. O chamado “financiamento balão” leva esse nome porque a última parcela da dívida varia entre 15% e 50% do valor do carro.

Essa modalidade é bastante vantajosa porque oferece taxas de juros bem baixas. Porém, o cliente não pode financiar 100% do valor do veículo. Para fazer um financiamento balão é preciso ter um carro usado para trocá-lo por um 0 km.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Postos SAC no interior cumprem novas regras para Carteira de Trabalho

(Imagem ilustrativa/Divulgação)

Saiba como funciona a cartilha sobre a proteção de direitos dos jornalistas