em

Temporada de ventos: Como evitar ocorrências de interrupção de energia

No último mês, aumentou em 16% o número de clientes impactados por interferência de pipas na rede elétrica

Julho é considerado o mês dos ventos no Nordeste, o que favorece a prática de pipas. No entanto, essa atividade, quando realizada em locais inapropriados e sem medidas de segurança, gera acidentes e pode causar interrupções no fornecimento de energia. No ano passado, cerca de 45 mil clientes em todo o estado ficaram sem energia por algum período devido à interferência das pipas. Já em 2023, antes mesmo da temporada de ventos, foi registrado um aumento de 16% no número de clientes impactados, passando de 14 para 17 mil, apenas no último mês. Por isso, a Neoenergia Coelba reforça as orientações de segurança para evitar acidentes causados por esse tipo de diversão e prevenir ocorrências de falta de energia. 

Quando atingem os equipamentos do sistema elétrico, as pipas podem danificar os fios, rompê-los ou comprometer o isolamento das fiações. Outro problema é a possibilidade de danificar equipamentos como os transformadores, provocando curtos-circuitos e acionando os sistemas de proteção que interrompem o fornecimento por questões de segurança. O perigo pode aumentar ainda mais de acordo com os materiais usados na confecção das pipas e rabiolas, que podem ser metálicos e condutores de eletricidade.

“A principal orientação é soltar pipas longe da rede elétrica, em lugares abertos como praias e parques. Assim, evitam-se situações que podem levar a interferência na rede elétrica com interrupções de energia, sendo essa a situação de maior gravidade e risco de acidentes para as pessoas”, afirma o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba, Hugo Vidal.

Nunca use cerol

O uso de cerol já é proibido por lei em várias cidades brasileiras. Apesar disso, a utilização desse produto continua causando vítimas. Para a rede elétrica, o cerol também é um fator de risco. “Por tornar a linha cortante, pode causar danos físicos e lesões a quem eventualmente seja atingido. Além disso, podem ocorrer danos aos cabos elétricos. Mesmo que no momento pareça que não tenham sido danificados, com o tempo isso pode acontecer e provocar interrupção de energia ou até mesmo atingir alguém, que pode ser vítima de um choque elétrico”, adverte Hugo Vidal.

Dicas para prevenir acidentes com pipas

– Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, pois eles funcionam como condutores de energia e podem causar choques fatais.

– Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la; nesse caso, acione a distribuidora de energia através dos canais de emergência: Central de Atendimento gratuita: 116 | WhatsApp: (71) 3370-6350.

– Não use cerol. Além do risco de ferir ou até matar, o cerol pode danificar os fios.

– Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Second hand de luxo: o que os investimentos em moda consideram nessa indústria?

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Quais são as doenças que atingem os animais no inverno e como preveni-las?