em

Viu “gambiarras” na rua? Conheça os perigos do famoso “gato de energia” e saiba como denunciar

Além de ilegal, a realização de ligações clandestinas de energia representam riscos para a segurança da população

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, proporciona uma série de prejuízos à sociedade. O maior risco desta prática ilegal é a possibilidade de acidente com a rede elétrica, que pode acontecer com quem comete o crime como também com toda a sociedade. Para combater estas situações, a Neoenergia Coelba já removeu, no primeiro semestre de 2023, mais de 61 mil ligações clandestinas na Bahia. Além disso, a Neoenergia Coelba alerta para os perigos ocultos dessas gambiarras, que vão além do aparente desrespeito à lei. 

Os “gatos de energia” consistem em ligações clandestinas que são realizadas à revelia da distribuidora e sem seguir os padrões de segurança para alimentar residências, estabelecimentos comerciais ou outras instalações. Entre os riscos, destacam-se: 

1. Incêndio: As ligações clandestinas frequentemente envolvem conexões precárias e inadequadas que aumentam significativamente o risco de incêndio, ameaçando vidas e propriedades.

2. Sobrecarga na Rede: O uso não regulamentado de eletricidade sobrecarrega a rede elétrica, causando interrupções no fornecimento de energia para todos os consumidores da área.

3. Choque Elétrico: A manipulação inadequada de fios e cabos expostos pode resultar em choque elétrico, levando a lesões graves ou fatais. 

A Neoenergia Coelba reforça que a única maneira segura e legal de obter energia elétrica é por meio de um contrato regular com a distribuidora. Qualquer suspeita de ligações clandestinas deve ser reportada imediatamente às autoridades competentes ou à própria Neoenergia Coelba, de maneira anônima, através da central gratuita de atendimento 116 ou pelo site da Neoenergia.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Produção de algodão da Bahia deve superar em 15% a safra anterior

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Pobreza desafia décadas de combate à Aids no Brasil, mostra estudo