em

Quais são as doenças que atingem os animais no inverno e como preveni-las?

Com cuidados simples, você pode proteger seu animal de muitas doenças que podem até mesmo ser fatais

Com o inverno, precisamos tomar alguns cuidados em relação às baixas temperaturas para não ficarmos doentes. Isso não é diferente para nossos animais de estimação, visto que eles também precisam ser protegidos dessas mudanças de temperatura para que eles não acabem ficando vulneráveis a doenças que muitas vezes podem ser fatais.

Entretanto, existem algumas medidas que podem ser tomadas para que seus animaizinhos de estimação fiquem protegidos destas mudanças, algumas delas até mesmo muito simples.

Como proteger os animais contra as doenças?

A pergunta acima pode parecer algo extremamente complexo. Porém, com algumas medidas simples, é possível garantir a saúde de seus animais, mesmo fora do inverno. Algumas delas são:

  • Mantenha as vacinas em dia;
  • Sempre ofereça água fresca;
  • Consulte regularmente o veterinário;
  • Evite uma frequência muito alta de banhos;
  • Não coloque a caminha em lugares úmidos;
  • Mantê-los aquecidos com cobertores ou mantas;
  • Evite andar com ele na rua em horários mais frios;
  • Vista seu pet com roupas para protegê-lo contra o frio;
  • Forneça uma dieta balanceada com nutrientes necessários;
  • Cuidado redobrado com animais mais idosos. Procure o auxílio de um veterinário;
  • Observe a pelagem do animal. Isso muitas vezes indica se ele está doente ou não.

Quais doenças atingem os animais?

Apesar dos cuidados, muitas vezes, os animais ainda podem ficar doentes. Por conta disso, saber sobre essas doenças pode ser essencial para o combate delas. 

  • Gripe e pneumonia

Não pense que esse mal é somente de nós, humanos. Os animais também contraem o vírus da gripe, que muitas vezes evolui até mesmo para uma pneumonia. 

Se você notar uma tosse, seja seca ou úmida, nariz escorrendo, espirros, tosse com sangue, febre, olhos lacrimejantes, infecção de ouvido ou anorexia, o ideal é levar ele ao veterinário para verificar o tratamento para o animal.

  • Dermatite ocular

Essa doença acomete mais os gatos, geralmente quando eles estão em ambientes com muitos animais. Os sintomas geralmente são a secreção de pus ao redor dos olhos, e o tratamento é feito com antibióticos, colírios, soros, inalação e suporte nutricional.

  • Queimadura por frio

Muitas vezes, se o seu animal fica em um local muito frio, o sangue sai das extremidades de seu corpo, como cauda, orelhas e patas, e é redirecionado para o funcionamento dos órgãos vitais. Com isso, essas partes ficam vulneráveis, o que pode gerar cristais de gelo nessas regiões, gerando graves danos.

Ao ver que isso está acontecendo, leve seu animal para um ambiente quente e coloque água morna nas áreas afetadas para recuperar a circulação sanguínea. Sob hipótese alguma massageie a área congelada, pois isso irá gerar muita dor no animal. Após fazer isso, leve-o para o hospital veterinário mais próximo.

  • Doenças nas articulações

No inverno, conforme o seu gato ou cachorro sente frio, isso pode afetar diretamente as suas articulações, fazendo com que eles tenham dores em diferentes regiões do corpo. 

Se reparar que eles estão andando mancando, ou que não têm a mesma velocidade de antigamente, o ideal é levar também ao veterinário e verificar o melhor tratamento. Só vale frisar que geralmente esse tipo de doença acaba sendo vista em animais idosos, mas não quer dizer que os mais novos também não tenham.

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Temporada de ventos: Como evitar ocorrências de interrupção de energia

Página do Meu INSS no Tablet (Foto: Adamy Gianinni)

Saiba quais são os serviços disponíveis no Meu INSS