em

Second hand de luxo: o que os investimentos em moda consideram nessa indústria?

Saiba quais aspectos influenciam esse modelo de consumo e quais possibilidades esse mercado traz para o empreendedorismo feminino

Com foco em itens de luxo e qualidade elevada, sendo esses roupas de grife, bolsas, relógios, entre outros acessórios renomados, o mercado de segunda mão de luxo, ou second hand, refere-se à compra e venda de produtos de luxo já utilizados, sendo também conhecido como mercado de segunda vida. 

Esse mercado está cada vez mais presente no cotidiano dos consumidores, uma vez que a conscientização sobre sustentabilidade e a necessidade de redução de desperdício são alguns dos fatores que impulsionam esse modelo de consumo. A evidência do quão importante é contribuir para a sustentabilidade e a valorização de produtos duráveis é um fator primordial para que os investimentos em moda sustentável cresçam. 

Os recursos direcionados para esse modo de consumo consideram majoritariamente a expansão do público-alvo, o aspecto da sustentabilidade e a responsabilidade social. De maneira ampla, após a pandemia, o setor da moda seguiu uma tendência de recuperação em 2022, bastante impulsionado pela adaptação ao ambiente digital em constante evolução.

Para considerar o crescimento desse nicho, é necessário considerar o crescimento do mercado como um todo, bem como adaptar-se ao dinamismo dele. De acordo com dados do Sebrae, divulgados em 2021, houve um crescimento de 210% dos brechós e da venda de roupas usadas entre 2010 e 2015; os dados também apontam para a ascensão do second hand, com cada vez mais startups sendo criadas com foco nesse ramo.  

Do ponto de vista do consumidor, as vantagens incluem o acesso a variados itens de luxo com preços mais acessíveis, ao mesmo tempo em que evitam o consumo exacerbado e incentivam a reutilização de recursos. Vale considerar também que os produtos de luxo podem ser raros, e por isso nem sempre estão disponíveis nas lojas usuais, o que pode ser atraente para os consumidores colecionadores.

Outro aspecto relevante do mercado de segunda mão de luxo é a possibilidade para aqueles que estão começando a investir em seus próprios negócios. Especialmente para mulheres empreendedoras, a possibilidade de criação de plataformas digitais especializadas na revenda desses itens permite que o investimento para começar seja mais baixo, uma vez considerando o que é necessário para a abertura de uma loja de varejo de produtos novos. 

No geral, o mercado de segunda mão de luxo oferece uma alternativa interessante tanto para consumidores que desejam adquirir produtos luxuosos a preços mais acessíveis quanto para as empreendedoras que pretendem atuar no segmento da moda. Inicialmente, vale considerar a realização de um curso de administração, agregando conhecimento e técnicas nos negócios e fomentando estratégias para obtenção de resultados positivos.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Adultos com gordura no fígado têm 30% mais risco de desenvolver diabetes tipo 2

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Temporada de ventos: Como evitar ocorrências de interrupção de energia