(Imagem ilustrativa/Freepik)
em

Cuidados importantes para segurança em períodos de chuvas intensas

Retirar aparelhos eletrônicos da tomada quando houver raios e manter distância de árvores e cabos de Telecom desnivelados nas ruas são algumas dicas da empresa

Durante período de chuvas intensas, raios, alagamentos e quedas de árvores podem afetar a rede elétrica. Por isso, a Neoenergia Coelba recomenda aos seus clientes a adoção de medidas preventivas quando estiver chovendo, reduzindo esses e outros riscos provocados pelas condições climáticas. Entre as orientações, estão retirar da tomada aparelhos eletrônicos se houver raios, sempre calçando sandálias ou tênis, além de ficar longe de árvores ou cabos desnivelados.

Os consumidores que estiverem em casa devem ficar atentos aos efeitos dos raios. A descarga atmosférica pode causar perturbações na rede de energia, além de comprometer as instalações das residências, principalmente se o imóvel tiver um aterramento inadequado ou se não existir o sistema. “O recomendado é desconectar todos os aparelhos elétricos das tomadas durante uma tempestade acompanhada de raios. Ao fazer isso, o ideal é que a pessoa esteja utilizando um calçado com solado isolante, como o de borracha, e não esteja com a mão molhada. O aterramento elétrico na instalação é fundamental””, explica Hugo Vidal, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba. 

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A presença de umidade nas paredes que tenham circuitos elétricos e tomadas é outro alerta para evitar o risco de choques. Nesses casos, as tomadas não devem ser tocadas ou utilizadas. Além disso, não é indicado fazer manutenções em telhados ou antenas de televisões se estiver chovendo. Avalie também desligar o disjuntor ou chave geral. 

Cuidados em alagamentos

Alguns locais sofrem com as enchentes e alagamentos, situações que podem prejudicar a rede elétrica e colocar em risco a segurança das pessoas. O gerente de saúde e segurança alerta que, a primeira atitude é desligar o disjuntor ou chave geral. “Isso deve acontecer assim que a pessoa perceber os primeiros sinais de alagamento na casa. Logo em seguida, desconecte todos os eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água”, explica o profissional. 

O alerta acontece quando o disjuntor estiver numa área já alagada. Nesse caso, a distribuidora deve ser acionada imediatamente através da Central d​e Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Coelba pelo número 116. Quando o serviço for reestabelecido, o ideal é que um profissional qualificado avalie a instalação elétrica da residência antes de religar o disjuntor. 

Caso aconteça um acidente, é necessário desligar a fonte de energia que está causando o choque elétrico. Se necessário, e somente após ter certeza que a fonte de energia foi desligada, a vítima pode ser afastada do local do acidente. O serviço oficial de socorro precisa ser chamado com urgência. 

Segurança nas ruas 

A principal recomendação da Neoenergia Coelba para quem está nas ruas durante chuvas intensas é manter distância da rede elétrica e jamais encostar em um fio caído. Como as chuvas podem ser acompanhadas de ventos e quedas de árvores, podem desnivelar ou derrubar cabos elétricos, e o ideal para evitar riscos de choques elétricos é acionar a distribuidora de energia se encontrar um problema como esses.

Durante as chuvas, deve-se evitar locais abertos como piscinas, campos de futebol, praias e locais elevados, procurando ambientes abrigados. Não se deve ficar sob árvores e estruturas metálicas durante temporais com raios. 

Investimentos em redes

Para manter a qualidade dos serviços para os clientes durante as chuvas intensas, a Neoenergia Coelba investe em modernização e na infraestrutura das suas redes elétricas em todo o estado. Um exemplo são os religadores com tecnologia de self healing, que isolam trechos atingidos por problemas como quedas de galhos de árvores, por exemplo. Dessa forma, é possível restabelecer o serviço para o maior número possível de clientes em poucos segundos. As redes elétricas e subestações da companhia são equipados com para-raios, instalados de forma estratégia de forma a reforçar a segurança dos sistema elétrico de potência.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

São Paulo e Paraná entre os estados mais prejudicados pelo furto ou roubo de cabos de telefonia

(Imagem ilustrativa/Freepik)
Conteúdo Sensível
Clicar para ver artigo

Dia do Sexo: saiba mais sobre o Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo