em

Santa Maria da Vitória vai receber 2ª edição do Sistema Faeb/Senar Itinerante 

O evento vai acontecer de 27 de setembro a 1 de outubro, com ações simultâneas direcionada a adultos, jovens e crianças

Realidade Virtual no Campo (Foto: Sistema Fae/Senar)
Plantio de árvores (Foto: Sistema Fae/Senar)
Plantio de árvores (Foto: Sistema Fae/Senar)

O município de Santa Maria da Vitória, a 870 quilômetros de Salvador, foi o escolhido para sediar a segunda edição do Sistema Faeb/Senar Itinerante, um projeto que leva assistência técnica e gerencial, cursos práticos com dias de campo, atendimentos sobre temas ambientais, jurídicos e previdenciários a produtores e trabalhadores rurais, além de ações de saúde, educação e promoção social. Tudo de graça, ao alcance da população local e das cidades vizinhas.  

O evento vai acontecer de 27 de setembro a 1 de outubro, com ações simultâneas direcionada a adultos, jovens e crianças. A iniciativa visa ampliar a atuação do Sistema Faeb/Senar em localidades onde não há Sindicato de Produtores Rurais, mas que têm potencial para o agronegócio, com uma economia baseada na atividade rural. 

“Hoje, em qualquer um dos 417 municípios do estado tem pelo menos uma pessoa que já foi beneficiada por um dos nossos programas ou cursos, e essa capilaridade se deve às nossas bases: os sindicatos que estão lá na ponta executando as nossas ações. O projeto Sistema Faeb/Senar Itinerante vem para nos dar condições de chegar com mais força nos municípios onde ainda não temos uma representatividade, mas que pulsa agropecuária. E será uma satisfação poder levar nossas ações a Santa Maria da Vitória, no Oeste, fortalecendo as cadeias produtivas da região”, enfatizou o presidente Humberto Miranda. 

Segundo ele, a programação inclui palestras, seminários, treinamentos, formação profissional, dias de campo, consultas médicas e até corte de cabelo e maquiagem que devolvem a autoestima a homens e mulheres do campo e da cidade. Somado a isso, a unidade móvel de processamento de alimentos do Senar Bahia, a chamada Carreta Escola, levará cursos de culinária, tendo como matéria-prima produtos regionais. 

A primeira edição do Sistema Faeb/Senar Itinerante aconteceu em maio, no município de Livramento de Nossa Senhora e atendeu a 2.000 pessoas da cidade-sede e de Rio de Contas, Dom Basílio e região. O evento foi um sucesso e deve entrar para o calendário da instituição, com pelo menos duas realizações anuais.

Dia de campo (Foto: Sistema Fae/Senar)
Dia de campo (Foto: Sistema Fae/Senar)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Brasileiros estão recorrendo mais a empréstimos para pagar estudos, diz pesquisa

Pelourinho, Salvador - Bahia (Foto: Adamy Gianinni)

Investimentos do Governo Federal na Bahia superam R$ 123 bilhões em 2023