em

Colégio estadual em Santa Maria da Vitória oferta curso de Libras e intensivão para o ENEM on-line

Tendo em vista o período de isolamento social como prevenção ao Coronavírus (COVID-19), o Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa, localizado na cidade de Santa Maria da Vitória, está ofertando diferentes alternativas de estudos e suporte on-line aos estudantes. São aulas virtuais por meio do Google Classroom (Sala de Aula); aplicação de atividades através do WhatsApp, […]

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Tendo em vista o período de isolamento social como prevenção ao Coronavírus (COVID-19), o Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa, localizado na cidade de Santa Maria da Vitória, está ofertando diferentes alternativas de estudos e suporte on-line aos estudantes. São aulas virtuais por meio do Google Classroom (Sala de Aula); aplicação de atividades através do WhatsApp, via líderes de classe; além do diferencial da oferta de um curso de Libras pelo Instagram e o “Intensivão de quarentena” na preparação dos estudantes do 3° ano para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A diretora Ana Rocha Lima falou da importância da iniciativa. “Articulamos ações que favorecessem a não interrupção do processo de aprendizagem dos nossos estudantes. O Intensivão de quarentena e o curso de Libras têm demonstrado uma participação ativa dos estudantes, bem como o uso pelos mesmos de roteiros de estudo impressos e distribuídos pelos professores em pontos estratégicos nas localidades rurais de difícil acesso para os estudantes que não possuem internet em suas residências”, destacou.

Segundo a professora de Libras, Andreza Assis Baliza, o curso on-line de Libras partiu da necessidade de incluir socialmente dois estudantes surdos no espaço escolar. “Estamos utilizando as redes sociais da nossa instituição para consolidar a inclusão escolar e, também, para que toda a comunidade de discente e docente possa ir além das disciplinas da grade curricular. Ao final de cada aula é lançado um desafio para o aluno filmar e compartilhar em suas redes sociais. O resultado tem sido maravilhoso. Estudantes e professores têm participado ativamente no curso e se dedicado ao estudo de Libras por meio das vídeoaulas e, como um efeito dominó, têm influenciado outras pessoas a também aprenderem esta língua”.

A estudante Rute Elaine Xavier, 17, 3° ano, disse que as aulas on-line ajudam a manter uma rotina e a não atrasar os conteúdos. “O intensivão ajuda demais na preparação para o ENEM. Nele, são postadas listas de exercícios com questões do ENEM e de vestibulares antigos, incluindo propostas de redação corrigidas com os mesmos critérios do exame. Eu sou muito grata por isso. As aulas de Libras são de extrema importância, porque colaboram para a inclusão e democratização do conhecimento”, afirmou.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Os estudantes e irmãos Anna Luiza de Souza Trindade, 16, 2° ano, e Luiz Henrique de Souza Trindade, 15, 1° ano, também estão intensificando os estudos em casa. “Eu e o meu irmão recebemos propostas de estudos que são primordiais para a aprendizagem em casa. O Intensivão do ENEM e as aulas on-line funcionam como norteadores e os professores continuam fazendo a mediação do ensino com os alunos, através de grupos em redes sociais criados pela escola. Contamos, ainda, com a inclusão dos nossos colegas surdos-mudos com aulas de Libras e desafios incentivadores, pois a aprendizagem de todos não pode parar”, disse Anna Luiza.

Suspensão das aulas- Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 (trinta) dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. A reposição será realizada na rede estadual de ensino.

(Imagem ilustrativa/Pixabay)

Conheça os sete principais vistos para morar legalmente em Portugal

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Banco Mundial prevê queda de 5% do PIB do Brasil este ano