em

Prefeitura de Barreiras adota conduta preventiva contra possíveis casos do Coronavírus

Atendendo ao chamado da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, representantes do Hospital do Oeste (HO), Hospital Eurico Dutra, Samu, Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Núcleo Regional de Saúde, UPA e laboratório do Leonídia Ayres se reuniram nesta sexta-feira (28). A prevenção e as condutas de atuação em possíveis casos do Coronavírus em Barreiras foram […]

(Foto: Divulgação/Dircom)
(Foto: Divulgação/Dircom)

Atendendo ao chamado da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, representantes do Hospital do Oeste (HO), Hospital Eurico Dutra, Samu, Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Núcleo Regional de Saúde, UPA e laboratório do Leonídia Ayres se reuniram nesta sexta-feira (28). A prevenção e as condutas de atuação em possíveis casos do Coronavírus em Barreiras foram o centro das discussões. O encontro se fez necessário após a confirmação do primeiro caso da doença no Brasil, em São Paulo e também pelo término do carnaval, espaço propício a disseminação de viroses e doenças.

“Sabemos que se trata de um assunto global que não podemos desconsiderar a questão, levando em conta o caso já confirmado no Brasil e suspeitas de casos em nosso estado, por isso precisamos unir forças em busca da prevenção. Assim como fizemos com o surto de sarampo, entendemos que precisamos tomar as providências necessárias em nosso Município”, disse o secretário de Saúde, Anderson Vian. Em parceria com os órgãos a Secretaria estabeleceu, durante a reunião, estratégias que serão postas em prática de imediato, em Barreiras.

Cumprindo protocolos do Ministério da Saúde, ficou acordado que qualquer caso suspeito que der entrada ou por unidade básica, ou pela UPA, após exame clínico e avaliação criteriosa do médico, será encaminhado, via Samu, para o HO ou Eurico Dutra onde será submetido aos exames laboratoriais recomentados. O material coletado será enviado ao Lacem, em Salvador, enquanto isso, a depender das condições clínicas do paciente este cumprirá a quarentena no centro médico ou, em casos mais brandos, em domicílio, com acompanhamento das equipes.

O reforço aos estoques de kits para realização exames, forma de envio de material em finais de semana e feriados, além da permanência de equipes da vigilância sanitária no aeroporto e na rodoviária também entraram no planejamento estratégico da Secretaria de Saúde. O público que chegar em Barreiras receberá panfletos com orientações, além de máscaras e encaminhamentos, no caso de pessoas com sintomas como tosse, febre, falta de ar, entre outros, característicos ao Coronavírus.

Casos na Bahia – De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), desde janeiro até até meio-dia desta quinta-feira (27), a Bahia registrou doze casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus (Camaçari, Jequié, Tucano, Itabuna, Jacaraci, Salvador). Destes, seis já foram excluídos por não se enquadrarem nos critérios do Ministério da Saúde, quatro foram descartados laboratorialmente e outros dois estão em análise.

*Com informações da Dircom

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

SAC Candeias sofre alteração no horário de atendimento ao público

Projeto de recuperação de nascentes (Foto: Divulgação/Abapa)

Projeto de recuperação de nascentes por produtores rurais completa dois anos no Oeste da Bahia