em

Prefeitura de Barreiras anuncia compra de 5 mil testes rápidos para Covid-19

Os testes rápidos são reconhecidos pela Anvisa e são feitos com a coleta da amostra de sangue na ponta do dedo

(Foto: Divulgação)

Os cinco mil testes rápidos para Covid-19, que foram adquiridos pela Prefeitura de Barreiras, chegaram na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), na manhã desta quarta-feira (22). Nesta etapa de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, os testes serão encaminhados às Unidades de Saúde, principalmente da Rede de Atenção Básica, com foco nos casos em monitoramento, de acordo com a solicitação médica.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Segundo o secretário de saúde Anderson Vian, desde março, as equipes de saúde vêm trabalhando nas testagens, inclusive dos profissionais de saúde e segurança que atuam na linha de frente. “Desde o primeiro momento, do início da pandemia, já foram aplicados 2.600 testes enviados ao município pelo Ministério da Saúde através da SESAB. Agora, estaremos instrumentalizando nossa rede de atenção básica para fazer a testagem dos pacientes sintomáticos em isolamento, que estão dentro do prazo para realização do teste rápido, com dez dias de sintomas”, explicou Anderson Vian.

Os testes rápidos são reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e são feitos com a coleta da amostra de sangue na ponta do dedo para identificar a presença do anticorpo que reage à infecção pelo coronavírus, o resultado sai em torno de 15 minutos. Além desta modalidade, a Prefeitura de Barreiras continua com a testagem feita em parceria com o LAIVE/UFOB, Lacen e laboratórios contratados. “Os testes que adquirimos serão encaminhados conforme a demanda das unidades de saúde, ampliando assim a realização das testagens além do Pronto Atendimento Coronavírus. Poderão ser examinados pacientes em casa ou no posto de saúde”, finalizou Anderson Vian.

(*Com informações da Prefeitura de Barreiras)

Da Redação, com colaboração*

Envie seu conteúdo para análise editorial: redacao@folhageral.com.br
Conheça as condições em https://www1.folhageral.com/termos-e-condicoes

(Foto: Divulgação/Aiba)

Plantio de soja é antecipado no Oeste da Bahia

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Falha no sistema do Ministério da Saúde provoca acúmulo no lançamento de casos na Bahia