em

Fotografia: aproveite a luz natural, evite sombras fortes em suas fotos

Existem algumas técnicas que podem te ajudar a tirar fotos perfeitas e sem a presença de sombras

Não há como negar que, para tirar uma foto profissional, o uso correto da luz é uma parte fundamental do processo. Contudo, é comum vermos fotógrafos com dificuldades em trabalhar com a luz natural em seus ensaios, dado a dificuldade de controlar esse recurso.   

Mas, não se preocupe! A boa notícia é que existem algumas técnicas que podem te ajudar a tirar fotos perfeitas e sem a presença de sombras, as quais falaremos a respeito no decorrer desse artigo. Acompanhe! 

Luz natural ou artificial: Qual é a melhor opção? 

De antemão, saiba que a escolha por uma das duas é algo bastante subjetivo, já que tudo vai depender do que será fotografado. Por exemplo, se a sua intenção é tirar fotos ao ar livre (viagens, passeios com os amigos, cotidiano e etc) a luz natural será a melhor opção – vale lembrar que o uso do flash nessas situações é algo totalmente válido, desde que usado corretamente. 

Em suma, embora grande parte dos fotógrafos façam uso da luz da artificial em seus ensaios, a verdade é que eles estão sempre buscando por alternativas de extrair o melhor da iluminação natural.

Quais são as principais vantagens da luz natural?

  • A luz frontal evita que a foto fique com profundidade, afinal, a iluminação é projetada diretamente no assunto. Para quem deseja realçar as cores, essa é uma ótima opção.
  • O horário do meio-dia é recomendado para quem busca mais contraste em seus retratos. Porém, fotografar nessa parte do dia pode ser um desafio para quem está iniciando na profissão.
  • A luz lateral se faz presente no início da manhã e no final da tarde, sendo considerado por muitos o melhor horário para tirar fotos. Aqui, os tons e as cores são devidamente enaltecidos, ideal para fotografar cidades e lindas paisagens.
  • A iluminação  natural permite que o profissional faça uso de uma técnica conhecida como silhueta, que nada mais é do que fotografar contra a luz. Com esse método, é possível atrair a visão do espectador para pontos específicos na foto. 
  • Mesmo em dias nublado e com pouco sol, ainda é possível tirar bons retratos e fazer excelentes ensaios. Nesses casos, evite focar no céu para ter melhores resultados. 

5 dicas para utilizar a luz natural a seu favor

Técnica silhueta

Conforme falamos anteriormente, a silhueta é um método bastante usado por retratistas experientes para destacar o fundo dos ensaios. Assim, tudo o que você precisa fazer para criar esse efeito é colocar o assunto entre você e o sol. Fora isso, lembre-se de reduzir a abertura da lente e evite utilizar o flash da câmera.

Banho de luz

Dê um banho de luz no objeto e deixe-o ainda mais iluminado. Logo, posicione o assunto com as costas voltadas para a luz. Após isso, fique de frente para ele e inicie a sessão de fotos. Não se esqueça de elevar a abertura da lente da sua câmera. 

Técnica flare 

Se nos tempos passados o lens flare – ou somente flare – era visto como um defeito, atualmente, o cenário é outro. De forma resumida, esse fenômeno acontece quando a luz invade a borda da lente da câmera, fazendo com que formas circulares esverdeadas apareçam nas fotos. 

Assim, caso queira aderir a esse efeito, tire suas fotos sempre mirando na direção do sol – se estiver usando parassol, lembre-se de removê-los. 

Use a sombra com moderação

Quando as sombras são utilizadas com um propósito, elas têm a capacidade de gerar fotos incríveis. Assim, coloque o objeto contra a luz e fique de frente para ele. Dependendo do horário, procure se posicionar na diagonal. Veja que o efeito gerado pela sombra fica mais interessante quando as fotos são tiradas em preto e branco.

Identifique pontos de luz para destacar o assunto

Por fim, caso esteja embaixo de uma árvore, por exemplo, onde a sombra é gerada de modo totalmente desproporcional, procure por pontos onde a iluminação funcione como uma espécie de holofote, capaz de destacar ainda mais o assunto da foto. 

Aline Silva

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Cursos online gratuito: uma nova tendência em educação

(Imagem ilustrativa/Freepik)

4 estratégias de marketing digital para o mercado de franquias