em

4 estratégias de marketing digital para o mercado de franquias

Neste texto, você vai conhecer como ter sucesso em uma rede de franquias

O mercado de franquias é um dos mais promissores e rentáveis do Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou R$ 186,7 bilhões em 2020, mesmo em meio à pandemia. Além disso, o número de redes de franquias cresceu 1,4%, chegando a 2.918 marcas.

Mas como se destacar em um mercado tão competitivo e diversificado? Como atrair e fidelizar clientes para as suas unidades franqueadas? Como expandir a sua rede de franquias e conquistar novos franqueados? A resposta é: investindo em marketing digital.

O marketing digital é um conjunto de estratégias que utilizam a internet e as mídias digitais para promover produtos, serviços, marcas e relacionamentos. Ele pode ser aplicado tanto pela franqueadora quanto pelos franqueados, com objetivos e benefícios diferentes.

Neste texto, você vai conhecer como ter sucesso em uma rede de franquias. Bem como atrair consumidores, por que adotar estratégias de marketing digital e quais são as 4 principais estratégias que você deve implementar.

Acompanhe!

Como ter sucesso em um mercado de franquias?

Um mercado de franquias é um modelo de negócio que se baseia na concessão do direito de uso de uma marca, produto ou serviço por parte do franqueador ao franqueado. Isso mediante o pagamento de taxas e royalties. O franqueado recebe todo o suporte e treinamento do franqueador para operar a sua unidade conforme os padrões estabelecidos.

Para ter sucesso em uma rede de franquias, é preciso que haja uma harmonia entre o franqueador e os franqueados, respeitando os papéis e as responsabilidades de cada um. O franqueador deve oferecer uma marca forte, um produto ou serviço diferenciado, um suporte eficiente e uma gestão transparente.

Os franqueados devem seguir as orientações do franqueador, manter a qualidade do atendimento e da operação, investir na divulgação local e buscar a satisfação dos clientes. Além disso, é preciso que haja uma estratégia de marketing bem definida e alinhada entre o franqueador e os franqueados. 

O marketing é essencial para gerar visibilidade, credibilidade e autoridade para a marca, além de atrair e fidelizar clientes para as unidades franqueadas. O marketing também pode ajudar a expandir a rede de franquias, captando novos interessados em se tornar franqueados.

Há inúmeras opções de franquias disponíveis. Elas atuam desde o nicho da beleza e cuidados como salões, clínicas de estéticas e Spas até o ramo da alimentação como fast-foods, franquia de sorvete e revenda de picolés.

Por que adotar o marketing digital para mercado de franquias?

O marketing digital tem se mostrado essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio, especialmente aqueles que estão em fase de expansão, como as redes de franquias. Isso porque o marketing digital permite alcançar um público mais amplo de forma rápida, eficiente e com menores custos.

Além disso, o marketing digital permite medir os resultados obtidos e ajustar as estratégias para alcançar melhores resultados. 

Você pode:

  • acompanhar o número de visitas no site da franquia, 
  • ver quantos cliques foram gerados em anúncios pagos, 
  • avaliar quais conteúdos são mais bem recebidos pelos usuários,
  • e ainda mapear quais regiões geram maior interesse nos seus produtos ou serviços.

Não é à toa que o marketing digital tem sido tão procurado por franqueadores e franqueados para impulsionar as vendas.

Como atrair consumidores para o mercado de franquias com marketing digital?

O marketing digital pode ser uma ferramenta poderosa para atrair consumidores para as franquias. Uma vez que ele permite segmentar o público-alvo, personalizar a comunicação, mensurar os resultados e otimizar as ações. Além disso, o marketing digital pode ser mais econômico e efetivo do que o marketing tradicional, que utiliza meios como TV, rádio, jornal e outdoor.

Para atrair consumidores para as franquias com marketing digital, é preciso conhecer bem o perfil dos clientes ideais (as personas). Para isso, é preciso conhecer os seus hábitos de consumo, as suas dores e necessidades, os seus desejos e expectativas. A partir disso, é possível criar conteúdos relevantes e atrativos para esses clientes em diferentes canais digitais, como site, blog, redes sociais, e-mail entre outros.

O objetivo é educar os clientes sobre o produto ou serviço oferecido, mostrar os seus benefícios e diferenciais, gerar valor e confiança na marca e estimular a tomada de decisão. Por exemplo, se você escolheu uma franquia para pet shop, é importante investir em conteúdos sobre os cuidados com o animal de estimação.

Além disso, é importante estar atento aos produtos mais procurados. No caso dos petshops, isso pode ser alimentação como lata e sachê para cachorros, medicamentos como vermífugos e vacinas e também brinquedos como bolas e pelúcias. Ao criar conteúdos sobre esses produtos você pode aumentar as vendas, pois os clientes terão informações relevantes para tomar sua decisão.

Por que adotar estratégias de marketing digital para o mercado de franquias?

Adotar estratégias de marketing digital para franquias pode trazer diversos benefícios tanto para o franqueador quanto para os franqueados. 

Veja alguns deles:

Para o franqueador:

  •  Aumentar o reconhecimento e a reputação da marca no mercado;
  •  Fortalecer o relacionamento com os franqueados e os clientes;
  •  Ampliar o alcance e a visibilidade da rede de franquias;
  •  Gerar mais leads e oportunidades de negócio;
  •  Aumentar as vendas e o faturamento da rede;
  •  Atrair e converter novos franqueados.

Para os franqueados:

  •  Aproveitar a força e a credibilidade da marca no mercado;
  •  Receber o suporte e as orientações do franqueador para o marketing;
  •  Ter acesso a ferramentas e recursos de marketing digital;
  •  Segmentar e personalizar a comunicação com os clientes locais;
  •  Gerar mais tráfego e engajamento para a sua unidade;
  •  Aumentar as vendas e o lucro da sua franquia.

4 estratégias de marketing digital para franquias

Agora que você já sabe como ter sucesso em uma rede de franquias vamos apresentar 4 exemplos de estratégias que você pode implementar na sua rede. 

São elas:

#1 Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste em criar e distribuir conteúdos relevantes, úteis e educativos para o público-alvo. Visando atrair, engajar, converter e fidelizar clientes. O marketing de conteúdo pode ser aplicado tanto pelo franqueador quanto pelos franqueados, com focos diferentes.

O franqueador pode criar conteúdos institucionais, que falem sobre a marca, os valores, a missão, a visão, os produtos ou serviços, os diferenciais e cases de sucesso. Esses conteúdos podem ser publicados no site, no blog ou nas redes sociais da rede de franquias, visando aumentar a autoridade e a reputação da marca no mercado.

Os franqueados podem criar conteúdos locais, que falem sobre as novidades, as promoções, os eventos, as dicas e curiosidades, etc. relacionados à sua unidade. Esses conteúdos podem ser publicados nas redes sociais ou no WhatsApp da sua franquia, visando aumentar o engajamento e a proximidade com os clientes locais.

#2 Campanhas de Anúncios Pagos

As campanhas de anúncios pagos são uma estratégia que consiste em criar e veicular anúncios publicitários em plataformas digitais, como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, por exemplo. Esses anúncios podem ser segmentados por critérios como localização, idade, gênero, interesses, comportamentos, etc. 

Assim, é possível alcançar o público-alvo certo no momento certo. As campanhas de anúncios pagos podem ser usadas tanto pelo franqueador quanto pelos franqueados, com objetivos diferentes. O franqueador pode usar os anúncios pagos para divulgar a rede de franquias, destacando os seus benefícios e diferenciais. 

Esses anúncios podem ter como objetivo gerar mais tráfego para o site ou blog da rede, gerar mais leads interessados em se tornar franqueados ou gerar mais vendas online. Os franqueados podem usar os anúncios pagos para divulgar a sua unidade específica, destacando as suas ofertas e promoções. 

Esses anúncios podem ter como objetivo gerar mais visitas para a sua loja física ou virtual, gerar mais ligações, mensagens solicitando orçamentos, gerar mais vendas diretas.

#3 Landing Page para Franquias

A landing page é uma página da web criada com um objetivo específico: converter visitantes em leads ou clientes. Ela geralmente tem um formulário que solicita algumas informações do visitante em troca de uma oferta de valor, como um eBook, um vídeo, um cupom entre outros. Ela também tem um título chamativo, uma imagem ilustrativa, um texto persuasivo e um botão de ação.

A landing page pode ser usada tanto pelo franqueador quanto pelos franqueados, com objetivos diferentes. O franqueador pode usar a landing page para captar leads qualificados para a sua rede de franquias, oferecendo materiais educativos sobre o mercado de franquias, o modelo de negócio da rede, os benefícios e diferenciais da marca. 

Assim, ele pode nutrir esses leads com mais conteúdos e informações até que eles estejam prontos para se tornar franqueados. Também podem usar a landing page para captar leads qualificados para a sua unidade franqueada. Como isso pode-se oferecer ofertas atrativas para os clientes locais, como descontos, brindes e degustações. 

Assim, eles podem se comunicar com esses leads por e-mail ou WhatsApp e incentivá-los a visitar a loja ou comprar online.

#4 E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia que consiste em enviar mensagens personalizadas e segmentadas por e-mail para os leads ou clientes. Isso com o objetivo de educar, informar, relacionar ou vender. O e-mail marketing pode ser usado tanto pelo franqueador quanto pelos franqueados, com objetivos diferentes.

O franqueador pode usar para nutrir os leads interessados em se tornar franqueados. Para isso, pode enviar conteúdos relevantes sobre o mercado de franquias, o modelo de negócio da rede, os benefícios e diferenciais da marca, etc. Assim, ele pode aumentar a confiança e o interesse dos leads na rede de franquias e conduzi-los pelo processo de venda.

Outra opção é de para nutrir os leads interessados em comprar os produtos ou serviços enviando conteúdos relevantes sobre novidades, promoções, eventos relacionados à sua unidade. Assim, eles podem aumentar o engajamento e a fidelidade dos leads com a sua loja e estimulá-los a comprar mais.

Conclusão

Estas 4 estratégias de marketing digital para franquias são apenas alguns exemplos do que se pode fazer para ter sucesso em uma rede de franquias. Existem muitas outras formas e técnicas de marketing digital que podem ser usadas conforme os objetivos e as necessidades da sua franquia. Por isso, a melhor estratégia é buscar profissionais qualificados que entendam do assunto.

Para te ajudar a criar e implementar o plano de marketing digital mais adequado para a sua rede, visando atingir os melhores resultados. Portanto, adotar estratégias de marketing digital para franquias é uma forma eficaz de crescer e expandir seu negócio.

Comece a testar técnicas de marketing digital para sua rede de franquias hoje mesmo e veja os resultados positivos que elas podem trazer para o seu negócio!

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Fotografia: aproveite a luz natural, evite sombras fortes em suas fotos

(Foto: Reprodução)

Carta de concessão do INSS: Entenda seu significado e importância para seus benefícios