em

Como dar mais sabor a comidas saudáveis sem quebrar a dieta

Confira alguns condimentos e ingredientes para deixar os pratos mais interessantes

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Seguir uma rotina de alimentação saudável nem sempre é uma tarefa simples, especialmente para quem está começando uma mudança na dieta, substituindo refeições muito calóricas e sem variedade por pratos com uma maior quantidade de vitaminas e nutrientes. Mesmo para quem já está acostumado com alimentos desse tipo, é normal ficar enjoado nas escolhas diárias e acabar encarando um menu saudável como algo sem graça.

Ao contrário do que se imagina popularmente, é possível ter uma alimentação saudável e com muito sabor. Temperos, molhos e até alguns ingredientes estratégicos podem transformar o mais simples dos pratos em uma refeição saborosa e interessante, mantendo a dieta e um nível adequado de calorias. Confira algumas ideias de como dar mais sabor para as comidas saudáveis, com opções que podem ser preparadas em casa e sem muito trabalho.

Molhos para salada

Para quem está investindo em uma dieta saudável, saladas variadas têm um espaço obrigatório na refeição do dia a dia. Apesar de importantes para a alimentação, é normal querer deixar os pratos desse tipo mais saborosos, e molhos com diferentes bases podem colaborar para isso. Além de deixar os pratos frios mais interessantes, vários desses molhos podem ser usados para incrementar o lanche da tarde, combinando com um pão de queijo fit, por exemplo. Entre as opções mais saudáveis está o molho de ervas finas, com base de queijo cottage, de mostarda e mel, entre outras opções.

Ingredientes com sabor

Acrescentar alguns ingredientes especiais no preparo da refeição pode fazer toda a diferença no sabor final do prato, sem comprometer a dieta. Trocar a carne por cogumelos, por exemplo, é uma boa maneira de manter uma proteína no prato, mas acrescentar textura e sabor diferentes do usual. Outro exemplo é a maçã, fruta muito usada para adoçar diferentes pratos, além de proporcionar uma textura que vai bem com a maciez de bolos e pães.

Geleias

Apesar das versões doces e com base de frutas serem as mais famosas, é possível encontrar diferentes opções de geleias salgadas para acrescentar um toque agridoce em pratos como sanduíche de frios, tapioca de frango, tortas, entre outros. Um dos principais pontos positivos das geleias é que elas podem ser preparadas em casa e precisam de poucos ingredientes. As mais populares são a geleia de pimenta, a geleia de tomate e a geleia de cebola com vinho tinto. Depois do preparo, é importante armazenar a mistura em um recipiente correto, para garantir sua duração.

Temperos

Os temperos naturais devem ser prioridade para quem quer uma alimentação saudável, diminuindo a necessidade dos temperos prontos, que nem sempre são a melhor opção. O alho e a cebola são os ingredientes mais populares dessa categoria, combinando com praticamente qualquer prato. Além deles, temperos como orégano, manjericão, salsinha, cebolinha e outros podem ser usados sem restrição – inclusive, podendo ser cultivados em um horta em casa, garantindo uma procedência limpa e orgânica.

(Imagem ilustrativa/Pixabay)

4 dicas para proteger a sua privacidade online

(Ilustração/Reprodução)

A proteção da marca de alto renome