em

Tudo o que você precisa fazer para começar a ter uma rotina saudável

Muitas pessoas têm o desejo de cuidar melhor da saúde, mas às vezes nem sabem por onde começar

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Construir uma rotina saudável é essencial para aqueles que desejam ter uma boa qualidade de vida.  Isso porque bons hábitos são capazes de transformar a maneira que o corpo trabalha e, até mesmo, proporcionar bem-estar e mais ânimo na realização de diversas atividades, além de ampliar a saúde.

Muitas pessoas têm o desejo de cuidar melhor da saúde, mas às vezes nem sabem por onde começar. Pensando nisso, criamos este artigo com as melhores dicas de como ter bons hábitos e afim de ter uma boa qualidade de vida. Boa leitura! 

Por que investir em uma rotina saudável?

Criar bons hábitos é mais do que querer uma melhora apenas na estética. Isso porque, a partir do momento que você começa a investir em atitudes saudáveis, todo o seu organismo é impactado de forma positiva. Por exemplo, uma pessoa que começa a investir em um convenio dentario, está adquirindo uma melhor qualidade de vida. Afinal, a saúde bucal é responsável pela manutenção da boca e pela prevenção de doenças. 

Por isso, é essencial começar o quanto antes a ter bons hábitos e procurar novas práticas e/ou assistências para que seja possível usufruir de boas vantagens como:

  • Melhora na disposição;
  • Aumento de imunidade;
  • Estabilidade emocional;
  • Maior produtividade.

Continue lendo e descubra quais são os principais passos a serem dados! 

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Invista em uma boa alimentação

Uma dieta equilibrada é capaz de mudar significativamente a forma com que o seu corpo trabalha. Isso não se limita apenas à perda de peso, com a qual é geralmente relacionada. Afinal, essa é apenas uma das diversas consequências que uma alimentação livre de produtos industrializados pode oferecer. Uma dieta composta por frutas, legumes e verduras é fundamental para que haja um bom funcionamento do organismo, regulando a imunidade e os nutrientes necessários.

Saia do sedentarismo

Fazer atividades físicas regularmente é fundamental para regular diversos aspectos do corpo, como os hormônios responsáveis pela sensação de prazer e felicidade, fazendo com que ele consiga trabalhar de forma eficiente. Além disso, exercício não é somente um treino pesado na academia. Uma dança ou uma simples caminhada já pode trazer ótimos benefícios para a sua saúde. 

O importante é se movimentar e encontrar uma atividade que lhe dê prazer. Dessa maneira você estará otimizando a sua rotina, incluindo exercícios até nas tarefas já realizadas no decorrer do dia, equilibrando a saúde e o bem-estar. De início é recomendado começar com atividades leves para que você não se sinta exausto(a) nos primeiros dias e acabe desistindo de dar continuidade. Vá no seu ritmo e, pouco a pouco, será possível aumentar o tempo de duração e a intensidade. 

Vá ao médico regularmente

As consultas preventivas são primordiais em uma rotina saudável. Isso porque é muito melhor trabalhar com a prevenção do que com o tratamento de uma doença. Além disso, com essa prática é possível identificar problemas assim que surgirem, otimizando os procedimentos e tratamentos. Nesse sentido, é preciso destacar que procurar ajuda apenas quando a situação já estiver fora de controle, não é o ideal. Por isso, crie o hábito de se consultar regularmente.

Para isso, procure por planos médicos e convenios odontologicos a fim de ter uma economia ainda maior e faça check ups completos para se certificar de que a sua saúde está em dia. 

Reserve um tempo para o seu descanso

Este é um dos tópicos que muitas pessoas acabam não dando a devida importância. Afinal, uma rotina saudável envolve, inclusive, o tempo do descanso e reabastecimento de energia. Muitos tentam burlar uma boa noite de sono forçando o corpo a permanecer acordado a fim de ser ainda mais produtivo.

Contudo, o que pode vir acontecer é totalmente o contrário. Uma vez que o desgaste mental pode ser até pior do que o físico. Separe um tempo para si mesmo e tenha momentos reservados apenas para o autocuidado. Além de uma boa noite de sono, é importante ter momentos de lazer longe de preocupações e cobranças.

Considerações finais

Sabemos que tudo o que é novo pode gerar um receio no início. Contudo, mudar a rotina é fundamental para ter uma boa transformação em sua vida. Também é importante não desanimar, afinal, o hábito é criado na constância e com o tempo será mais fácil realizar as atividades e incluí-las em sua rotina – além dos efeitos serem mais sentidos a longo prazo.

Uma dica extra é começar a organizar o dia a dia a partir de planejamentos semanais ou diários. Dessa forma, você não precisará ficar se esforçando para lembrar de tudo o que deve ser feito. Elenque todas as tarefas para um determinado período e distribua para todos os dias da semana. Não se esqueça de separar um tempo para o relaxamento e comece a colher as vantagens dos bons hábitos dia após dia! 

*Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

*Conteúdo colaborativo para o Folha Geral

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 2.915 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como celebrar as festas de fim de ano e passar as férias de verão de forma segura