Depois de meses em isolamento social e com a retomada gradual das atividades turísticas, muitas pessoas planejam aproveitar o final de ano e o período de verão para viajar. Contudo, a pandemia ainda não acabou e os cuidados com a higiene e segurança devem ser mantidos para evitar o contágio do coronavírus.

Pensando nisso, o Ministério do Turismo anunciou em novembro o plano de Retomada do Turismo, iniciativa que inclui projetos e ações que buscam resultados efetivos e concretos para a área até o final de julho de 2021. Com o objetivo de retomar o turismo brasileiro com segurança e responsabilidade, além de recuperar o setor do impacto socioeconômico causado pela pandemia de Covid-19, as medidas reúnem esforços tanto da iniciativa pública quanto privada e do terceiro setor, além do Sistema S (que inclui o Sesc, o Senai, o Sesi e o Sebrae).

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)
(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

O evento para anunciar o plano aconteceu no dia 11 de novembro, no Palácio do Planalto, na presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro. “O que acontece aqui hoje é uma grande coalizão, uma grande aliança em favor da retomada do turismo brasileiro”, afirmou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O programa de Retomada do Turismo foi estruturado em quatro eixos: implantação de protocolos de biossegurança; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; preservação de empresas e empregos no setor de turismo; e promoção e incentivo às viagens no país. As ações previstas incluem o incentivo ao turismo natural e cursos sobre protocolos sanitários, bem como a melhoria na qualificação dos profissionais do setor. Quanto à economia, há ações para reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos. Além disso, o programa inclui obras de melhorias na infraestrutura dos destinos turísticos.

Turismo com responsabilidade e segurança

A retomada do turismo deve ser feita com responsabilidade, unindo o lazer dos viajantes com a segurança de toda a população durante e depois da pandemia. Portanto, para promover o Plano, foi lançada a campanha “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil”, que inclui uma série de vídeos voltada à divulgação e promoção dos destinos turísticos no país.

Além da campanha, o Ministério do Turismo lançou o Selo Turismo Responsável e afirmou que o Brasil foi um dos 10 primeiros países no mundo a ter protocolos oficiais de biossegurança para o setor, com mais de 23 mil estabelecimentos inscritos nestes protocolos. Sendo assim, aos brasileiros que já querem planejar suas próximas viagens, podem buscar por destinos e estabelecimentos que cumprem com as medidas de segurança impostas pelo Governo. Além da escolha do destino ideal, uma dica é planejar com antecedência. Diversas empresas de viagens e hotelaria fazem promoções para o período de férias, oferecendo descontos e condições especiais, como a oferta de cupons ClickBus, que favorece o aquecimento do turismo nacional e ajuda o brasileiro a viajar pagando menos.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias