Maior Cristo do Brasil: Estátua de Cristo no RS supera a do RJ
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Turismo

Maior Cristo do Brasil: Estátua de Cristo no RS supera a do RJ

Chamada de Cristo Protetor, a estátua em construção terá 37 metros, sem contar a base

Leitura: 2 minutos
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Quem não conhece a famosa estátua do Cristo Redentor, no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro? Sem dúvidas, este é um dos principais cartões-postais do Brasil. No entanto, um novo projeto promete um Cristo ainda maior que o famoso da Barra da Tijuca.

Na cidade gaúcha de Encantado, a 144 quilômetros de Porto Alegre, está sendo construída a promessa de maior estátua do Cristo no Brasil. A obra, que foi iniciada em 2019, terá 43 metros de altura, somando a estátua e a base, e já conta com braços e cabeça, o que garante forma ao monumento.

Diferentemente do Cristo Redentor, a estátua gaúcha já ganhou o nome de Cristo Protetor, com estrutura de concreto e ferro, orçada em R$2 milhões. O dinheiro para sua construção foi arrecadado por doações de empresários e da comunidade de Encantado, afinal, não existe verba pública prevista para esta construção.

Segundo planejamento, a previsão de entrega do novo Cristo é agosto deste ano, sendo disponível para visitação a partir do mês de dezembro. 

Novo Cristo, mesmo artista

O construtor do novo Cristo é Markus Moura, que herdou o trabalho de seu pai, Genésio Moura, conhecido como Ceará, que lhe ensinou a arte da escultura. Ceará já esculpiu cinco estátuas de Jesus Cristo e, juntos, pai e filho fizeram mais duas. 

O desafio do Cristo de Encantado é ainda maior, afinal, a terá um total de 37 metros, sem considerar a sua base. Esse monumento se tornará o maior Cristo no Brasil, superando o da cidade de Elói Mendes, em Minas Gerais, que possui 31,5 metros, e o próprio Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, de 30 metros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Em todo o mundo, o Cristo Protetor será o terceiro maior, ficando atrás do Cristo de La Paz (72 metros), em construção no México; e do Cristo Rei (52 metros), na Polônia.

Turismo no Rio Grande do Sul

Além das belezas já encontradas no sul do Brasil, a expectativa é que o Cristo Protetor também se torne uma atração turística para a cidade de 23 mil habitantes, no Vale do Taquari.

Quando for liberado, são esperados mais de 10 mil turistas por mês, o que pode trazer progresso e benefícios ao município de Encantado e ampliar a oferta rodoviária na região, aumentando também o volume de passagem de ônibus para Porto Alegre, capital do estado.

Os visitantes poderão subir até a altura do peito da imagem, a 34 metros do solo. O local da construção trata-se de uma região de morro que representa um marco zero de Encantado, o que possibilitará belas fotos aos turistas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

*Com Agência de Notícias

Veja também

Notícia

Na trend, trabalhadores compartilham os benefícios que recebem das empresas

Notícia

Estudo aponta que região da Lagoa Azul, em Porto Seguro, deveria ser transformada em unidade de conservação

Notícia

Bahia inicia emissão nesta terça-feira, (9). Só faltam mais dois estados para todo o país aderir ao documento

Notícia

A primeira via do documento é gratuita. A solicitação deve ser feita no portal ou aplicativo ba.gov.br

Publicidade

Publicidade