em

5 dicas para aumentar o score de crédito

Índice mede quão bom pagador a pessoa é, e qual o risco de atraso em uma compra

(Imagem ilustrativa/Divulgação)

O score de crédito é um dos índices mais famosos dos últimos tempos. Ao fazer uma compra, financiamento ou empréstimo, é o que score de crédito que vai indicar o quão boa consumidora e pagadora uma pessoa é. O índice mostra qual a porcentagem de risco de inadimplência e, assim, quanto menor o risco maior a pontuação.

Se ao se cadastrar em um birô de crédito, sistema que mede o score, você constatou que o mesmo está baixo, algumas ações podem contribuir para o aumento da pontuação, veja:

Limpe seu nome

A primeira ação para aumentar o score de crédito deve ser limpar o nome, caso o seu CPF esteja negativado. Portanto, entrar em contato com as empresas devedoras e renegociar as dívidas é fundamental para que a pontuação seja reajustada.

Preze por um bom histórico

Após renegociar as dívidas, seja um bom pagador. Isso porque, é com base no seu histórico de pagamento que o sistema atribui ou subtrai pontos do score. Portanto, vale destacar, que não é uma ação imediata, mas construída. Vale, assim, observar os prazos de vencimentos e priorizar o pagamento integral das faturas do seu cartão de crédito.

Mantenha os dados atualizados

Há diferentes birôs de score no Brasil, essas empresas medem a capacidade de pagamento dos consumidores brasileiros. Por isso, para garantir um bom índice de score, é necessário manter todos os dados cadastrais atualizados nessas plataformas.

Evite solicitar diferentes tipos de crédito

Evitar abrir muitas contas de uma única vez, bem como solicitar diferentes cartões de crédito é uma forma de manter o índice de score positivo, sem perder pontuações. O motivo é que a consulta constante ao CPF interfere na pontuação do seu score, uma vez que a alta procura pode indicar risco de atraso.

Acompanhe a variação do score

Periodicamente, o score de crédito atualiza pontuações. Partindo de pontos positivos e negativos é interessante observar em quais pontos é possível melhorar a pontuação. Por ser tratar de um sistema, há diferentes variações de um birô de crédito para outro, portanto, vale considerar medir o score em mais de uma plataforma.

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Governo Federal anuncia plano de Retomada do Turismo

Ilustração. Foto: Arquivo Folha Geral/Freepik

Home office aumenta problemas físicos e mentais; mulheres e pais com crianças pequenas são os mais afetados