em

Asma relacionada ao ambiente de trabalho prejudica renda e saúde mental

Estudo do InCor mostra que doença causada pela exposição a agentes alergênicos ou irritantes tem controle difícil e impacta na qualidade de vida do trabalhador

Por Gabriela Cupani

Pessoas diagnosticadas com asma relacionada ao ambiente de trabalho sofrem mais prejuízos na renda e na saúde mental, revela um novo estudo realizado pela Divisão de Pneumologia do InCor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Essa é uma das poucas pesquisas que avaliam os impactos socioeconômicos e emocionais da doença em um país de renda média como o Brasil.

A asma relacionada ao trabalho (ART) ocorre quando a doença é desencadeada ou agravada pela exposição constante a agentes alergênicos ou irritantes, como certos produtos químicos e alimentícios. Para avaliar esse impacto, os autores compararam 262 portadores de asma divididos em dois grupos: metade tinha a doença associada às condições ocupacionais, enquanto os demais não tinham.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como esperado, aqueles expostos a alérgenos ou irritantes durante seu expediente apresentaram piora no controle da doença. Em relação à saúde mental, 61% tiveram índices piores nos questionários sobre ansiedade e 53% na avaliação de depressão, em comparação com 45% e 26%, respectivamente, no outro grupo. Além disso, mais da metade (52%) desses pacientes teve uma queda na renda após o diagnóstico, principalmente os informais e autônomos, em uma proporção de 56%. Apenas um terço dos demais sofreu redução nos rendimentos.

“Sabe-se que há uma associação entre pior controle da asma e menor a qualidade de vida”, diz a fisioterapeuta Lavinia Clara Del Roio, do Grupo de Doenças Respiratórias Ocupacionais, Ambientais e de Cessação do Tabagismo do InCor, e uma das autoras da pesquisa. “Embora os dois grupos sejam afetados, o grupo com ART apresentou pior controle da doença, pior impacto na saúde mental e na qualidade de vida”, complementou.

Entre os pacientes avaliados, as substâncias mais relacionadas à asma foram produtos de limpeza, isocianatos (presentes em tintas e vernizes), poeira, fumaças de plástico e borracha, látex, solventes clorados, farinha, resinas e alguns medicamentos. Muitos desses pacientes ocupavam cargos em serviços de limpeza e indústrias dos setores metalúrgico, de plástico, borracha e alimentar, além de trabalhos relacionados à pintura de automóveis e outras atividades.

“Seja por falta de conhecimento ou também por falta de opção, essas pessoas acabam se expondo a esses agentes”, observa Del Roio. “A orientação nesses casos é que mudem de função, mas muitos simplesmente não conseguem, por exemplo, por falta de qualificação em outras áreas. Nosso estudo mostra que há uma falha muito grande na atenção a esses trabalhadores.” 

Fatores ambientais e genéticos

A asma é uma doença crônica muito comum e de difícil controle, em que as vias aéreas inflamam dificultando a respiração. Ela é responsável por meio milhão de mortes por ano, sendo 7% delas relacionadas ao trabalho. Embora as causas não sejam bem conhecidas, sabe-se que existem fatores genéticos e ambientais envolvidos. Portanto, agentes com potencial alergênico e irritante, como farinhas, grãos, plantas, animais, fungos, látex, certos medicamentos, solventes e cloro, podem desencadear a doença em pessoas predispostas, dependendo do tempo de exposição e da quantidade. Diante da suspeita de asma, é importante relatar ao médico qualquer possível contato com substâncias nocivas para que seja possível determinar a melhor forma de controlar o quadro.

Agência Einstein

Com foco em saúde, ciência e bem-estar, a Agência Einstein oferece gratuitamente conteúdo qualificado para jornais, revistas, emissoras de TV e rádio e sites de notícias. A iniciativa do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, tem o objetivo de difundir informação de qualidade para promover saúde e difundir conhecimento.

Governador Jerônimo Rodrigues faz entregas Santana (Foto: Mateus Pereira)

Jerônimo Rodrigues inaugura obra de requalificação na BA-575 e horta comunitária, entre outros investimentos, em Santana

Página IPTU Rio (Foto: Adamy Gianinni)

IPTU Rio 2024: como emitir 2ª via do boleto