A UNEB – Universidade do Estado da Bahia, campus Barreiras, por meio do projeto de extensão, “Projeto Animais Silvestres”, realizará uma ação de sensibilização com a população nos dias 15 e 17 as 10h. Serão distribuídos materiais informativos na praça Castro Alves (praça das corujas) e em instituições de ensino da cidade. Esta atividade é uma parceria com um grupo de cientistas que administram o aplicativo Sistema Urubu e faz parte de uma campanha  de conservação da vida silvestre no Brasil tendo como tema “Ajudar é o Bicho”. 

A ideia é abordar as pessoas que circulam na localidade, divulgando o problema do atropelamento de animais com entrega de Folders e divulgar o aplicativo Sistema Urubu que mapeia os pontos com maiores ocorrências de atropelamentos no Brasil. Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo, se cadastrar e informar o atropelamento, podendo ser em rodovias ou ferrovias. O usuário tira foto do animal, e informa os pontos geográficos da ocorrência, para contabilização da espécie e localidade no bioma registrado.

A coordenadora do projeto de extensão, professora do Curso de Veterinária da UNEB, Marina Pessoa relata que esta é uma ação nacional e Barreiras participará também. “Vamos celebrar o Dia Nacional de Urubuzar (DNU), uma das maiores campanhas de conservação da vida silvestre no Brasil, que reúne universidades, zoológicos e aquários, ONGs, Concessionárias de rodovias e outros segmentos da sociedade brasileira”, afirma a professora Marina.Esta ação em Barreiras terá dois grandes objetivos: divulgar o problema do atropelamento de fauna selvagem no Brasil e mostrar que cada cidadão pode colaborar na redução deste impacto utilizando o Sistema Urubu. Mais informações no Instagran do projeto de extensão da UNEB,  @proj.contratraficodesilvestre  e no site  https://sistemaurubu.com.br/dnu/.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)