em

Embasa conclui etapa de notificação para uso da rede de esgotamento sanitário na Barreirinhas

A obra de esgotamento sanitário concluída no bairro vai permitir que 2.253 domicílios sejam atendidos com coleta e tratamento de esgoto doméstico

Etapa de notificação e orientação dos imóveis para interligar na rede de esgoto em Barreirinhas (Foto: Divulgação)
Etapa de notificação e orientação dos imóveis para interligar na rede de esgoto na Barreirinhas (Foto: Divulgação)

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) concluiu a etapa de notificação dos imóveis do bairro Barreirinhas para que os moradores interliguem os seus imóveis ao sistema de esgotamento sanitário de Barreiras, no oeste da Bahia.

O trabalho foi executado pelos mobilizadores sociais que percorreram, de porta em porta, para dar ciência à população da existência da rede pública de esgotamento sanitário em operação e da obrigatoriedade, de acordo com a legislação vigente, de destinar esgotos domésticos nessa rede. A obra de esgotamento sanitário concluída no bairro vai permitir que 2.253 domicílios sejam atendidos com coleta e tratamento de esgoto doméstico.   

A gerente da Embasa em Barreiras, Catherine Franca, explica que, além da notificação, os mobilizadores tiveram o papel de orientar e tirar as dúvidas dos moradores para o uso da rede. “Aqueles imóveis que tiverem uma caixinha instalada no passeio, conhecida como caixa de inspeção, devem buscar nesse período se adequar, ao revisar as instalações dos imóveis, passando a destinar os esgotos domésticos para a rede pública, ao invés da fossa ou mesmo de rede de drenagem, como é o caso de muitos imóveis do bairro. Lembrando que a destinação incorreta do esgoto é infração ambiental e passível de multa.

Deve ser escoada pela rede de esgoto a água servida da cozinha, banheiros e lavanderia. A água de chuva não deve ser direcionada para a rede de esgoto”, reforça. Outra recomendação é a instalação da caixa de gordura, após a rede da cozinha, para evitar que restos de comida e óleo de cozinha usado entupam as tubulações.    

Com a operação do sistema de esgotamento sanitário na Barreirinhas, cerca de 9 mil moradores deverão ser diretamente beneficiados com a cobertura do sistema de esgotamento sanitário. “Com o uso gradual da rede pela população, teremos em pouco tempo a redução do esgoto que é jogado na rua e a consequente valorização dos imóveis e do comércio local.

A rede coletora de esgoto já está devidamente testada e em funcionamento. Agora é o momento de a população utilizá-la, ligando o esgoto do seu imóvel e desativando fossas ou lançamentos indevidos na rede de drenagem de chuva”, reforça o gerente da área de esgotamento sanitário da Embasa, Vagner Pereira. Com o sistema de esgotamento em operação no bairro Barreirinhas, a cobertura da rede de esgotamento atinge 85% da sede do município de Barreiras.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Apostas online no site oficial Mostbet Brasil

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Bahia é segundo no ranking de produção de banana no país