em de

Educação Profissional e Tecnológica cria oportunidades para estudantes do Oeste da Bahia

São vários os cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPTEC) ofertados na região Oeste da Bahia

Foto: Claudionor Jr
Educação Profissional e Tecnológica cria oportunidades para estudantes do Oeste da Bahia. Foto: Claudionor Jr
Foto: Claudionor Jr

Os cursos técnicos de nível médio ofertados nos Centros Estaduais (CEEP) e Territoriais (CETEP) de Educação Profissional e nas escolas compartilhadas da rede estadual de ensino, estão proporcionando novas expectativas de vida e oportunidades no mundo do trabalho para os estudantes. Mesmo ainda durante os cursos, muitos deles já garantem o emprego e outros já despertam para o empreendedorismo. Os benefícios da formação profissional, assim como projetos inovadores desenvolvidos pelos futuros técnicos estão sendo apresentados na III Feira de Ciência de Educação Profissional e Tecnológica para o Desenvolvimento Regional, que está sendo realizada até domingo (4), como parte da 6ª edição da Expo Santana (838 km de Salvador), no Oeste baiano.

O estudante Caio Carneiro Silva, 18, do curso técnico em Informática do CETEP Bacia do Jacuípe (CETEP), em Ipirá, é dos que concluíram o estágio e foram efetivados. “Eu conclui o estágio na empresa Centertech em 2017, e foi contratado como funcionário efetivo até hoje. Estou muito feliz com esta oportunidade, pois entrei no CETEP com o intuito de aprender mais sobre uma área que eu adoro e estou saindo com uma formação e um emprego garantido”, disse o aluno, que está apresentando na feira o projeto “Dispositivo Detector de Gás (DDG)”, criado com o objetivo de reduzir acidentes envolvendo vazamentos de gás de cozinha.

Educação Profissional e Tecnológica cria oportunidades para estudantes do Oeste da Bahia. Foto: Claudionor Jr
Foto: Claudionor Jr

As expectativas também são as melhores possíveis para Sabrina Souza Sá Teles, que faz o curso técnico em Administração no CEEP Profissional Letice Oliveira Maciel (CEEP), localizado em Seabra. “Acabei de concluir meu estágio de dois anos na agência do Banco do Brasil de Seabra e isso é muito importante, pois pude compreender, na prática, o que é realmente Administração através de questões como relacionamento pessoal, sistema, resolução de conflitos internos, lançamento de propostas, cumprimento de metas e outras atividades da rotina profissional. Esta experiência vai me abrir muitas portas na minha futura carreira, pois conta muito para o currículo por se tratar de um grande banco”, revelou a estudante, responsável pela a apresentação do projeto “Proposta de Turismo de Base Comunitária para as Comunidades Quilombolas de Seabra”.

Oferta no Oeste baiano

Dentre os cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPTEC) ofertados na região Oeste, destacam-se os de Agropecuária, Agronegócio, Agricultura, Agroecologia, Administração, Análises Clínicas, Enfermagem, Comércio, Meio Ambiente, Instrumento Musical, Guia de Turismo, Manutenção e Suporte em Informática, Secretariado, Informática, Nutrição e Dietética e Logística.

Sobre a Feira de Educação Profissional

A III Feira de Ciência, de Educação Profissional e Tecnológica para o Desenvolvimento Regional conta com a participação de 140 estudantes e professores, de 15 unidades escolares da rede estadual de sete Territórios de Identidade. A programação do evento, que é aberto ao público, também inclui o seminário “Educação Profissional e Tecnológica para o Desenvolvimento Regional”, que conta com palestras, rodas de conversa, mesas-redondas e apresentações dos projetos dos estudantes. 

PUBLICIDADE

Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: LC3JQAWPE3XK74E e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite


PUBLICIDADE

Loading...
Ilustração. Foto: Pixabay

57% dos cigarros vendidos no Brasil são ilegais

Bruna e Marcella. Foto: Divulgação

Bruna e Marcella lançam primeiro EP, “Nosso Relógio”