Para os estudantes que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, 3/11, Francislaine Maciel, gerente de Produtos Pedagógicos do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), destaca 13 dicas essenciais para o momento da prova. O conteúdo faz parte do e-book especial, repleto de orientações para quem pretende se sair bem nas provas. Para acessar o material completo, acesse cebrac.com.br/enem2019.
1- O que fazer na véspera da prova?
- É preciso relaxar para se livrar da ansiedade e descansar a mente. Durma cedo e esqueça os estudos, você já se preparou antes, nada de estudar na véspera.
- Programe-se para chegar na hora: É muito importante chegar com antecedência, assim, verifique onde realizará a prova, como chegar até o local e o meio de transporte que utilizará.
- Deixe separado tudo que precisará levar para a prova, assim, não correrá o risco de esquecer nada.
2- O que levar para a prova?
- Caneta esferográfica PRETA com tubo transparente;
- Documento oficial de identificação com foto (identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho e/ou passaporte);
- Comprovante de inscrição (acesse o site do ENEM).
OBS: A carteira de estudante não é considerada como documento oficial.
3- O que não levar?
- Caneta em que o tubo não é transparente, lápis, borracha, bloco de notas, boné, gorro, calculadora, celular ou quaisquer aparelhos eletrônicos, relógio, óculos escuros, dentre outros.
- O indicado é comparecer na prova somente com o documento, caneta preta com tubo transparente e o comprovante de inscrição, para evitar problemas.
- Caso leve celular ou qualquer outro objeto proibido pelo edital, esses ficarão dentro de sacos plásticos fechados que serão cedidos pela organização da prova.
4- O que fazer no dia?
- Chegue cedo! Muitas pessoas estarão se dirigindo aos locais para realização da prova, por isso, saia de casa com antecedência para evitar atrasos;
- Certifique-se de que pegou todo material separado no dia anterior para que não tenha problemas de acesso ao local da prova;
- Alimente-se bem. Porém, prefira alimentos leves e que já esteja habituado a consumir. Alguns alimentos são indigestos e laxativos, evite-os;
- Vá com roupas confortáveis;
- Mantenha-se concentrado e calmo, para que consiga lembrar de todo o conteúdo estudado;
- Fique atento às regras e não as infrinja;
- Não esqueça de assinar a prova;
- O caderno de questões é seu, portanto, utilize de modo que o auxilie, você pode grifar os trechos mais importantes ou eliminar questões que considere incorretas.
- Após a prova, confira o gabarito e se prepare para a próxima etapa!
- Priorize as questões mais fáceis!
No momento da prova, realize primeiro as questões que considere mais fáceis para garantir seus acertos e uma nota mais alta na média final.
- Não perca muito tempo nas questões difíceis
Uma das dicas que já citamos é de cronometrar o tempo para se preparar para a realização da prova. Portanto, se perdermos muito tempo na realização de uma questão, logo, impactaremos no tempo das demais.
- “Chutar” ou não as questões?
Caso realmente não saiba a resposta, é mais indicado chutar do que deixá-la em branco.
Caso você acerte e o sistema identifique que foi no “chute” a nota será mais baixa, porém, receberá alguma pontuação.