em

Enem 2021: local da prova, datas e como se preparar

Quer saber as informações mais importantes sobre o Enem 2021? Este artigo tem todos os dados que você precisa

(Foto: Agência Brasil)

O Exame Nacional do Ensino Médio, também conhecido como Enem, é uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior no Brasil atualmente. 

A prova, que acontece todos os anos, é utilizada como principal critério de avaliação de instituições públicas de todo o país.

Além disso, instituições de ensino superior privadas também utilizam a nota do Enem para realizar a distribuição de bolsas de estudo e a realização de financiamentos. 

E as funcionalidades do Enem não param por aqui. Por ter sido o substituto de vestibulares individuais, o Exame Nacional do Ensino Médio também serve como um método de ingresso para faculdades fora do Brasil, em países como Portugal, por exemplo.

Quer saber as informações mais importantes sobre o Enem 2021? Este artigo tem todos os dados que você precisa. Acompanhe mais informação também em nossa editoria educação. 

Confira! 

Enem 2021: informações importantes

Como você já sabe, o Enem 2021 é um marco no ano de todos os estudantes que estão completando o Ensino Médio, assim como todos os brasileiros que desejam ingressar em uma instituição de Ensino Superior, não importa a sua idade. 

Veja agora algumas das informações mais importantes sobre o Enem 2021: 

Quando vai ser o Enem 2021

No ano de 2021, o Enem será aplicado em dois finais de semana diferentes, nos dias 21 e 28 de novembro, no domingo. 

Assim como nos anos anteriores, o Enem 2021 terá também uma versão digital, que deve ser feita no computador, mas acontece no mesmo dia da aplicação das provas impressas. 

Enquanto isso, alunos que inscreveram-se na segunda chamada do Enem, que aconteceu entre os dias 14 e 26 de setembro terão as suas provas aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. 

Local da prova do Enem 2021

O Enem 2021, assim como outras edições do exame, será aplicado em todo o território brasileiro. 

Cada participante pode conferir os seus respectivos locais de prova no cartão de confirmação, que costuma estar disponível até 15 dias antes da prova.

Além do local de prova, o cartão de confirmação também tem outras informações importantes para os participantes, tais como:

  • Nome completo do participante;
  • Seu número da inscrição;
  • Número do CPF;
  • Opção de Língua Estrangeira;
  • Datas e horários das provas;
  • Local e endereço de realização do exame, com número, prédio e sala;
  • Instruções para realização da prova.

Como consultar o cartão com local da prova

O cartão pode ser acessado no site do Inep, mais especificamente na página do participante. 

A impressão do cartão não é obrigatória no dia da prova, mas pode ajudar os participantes a encontrar as suas salas com mais eficiência. 

Para ter acesso ao cartão, acesse o site do Inep e faça o login com o seu CPF e a senha cadastrada. Então, faça o download do cartão de confirmação, ou anote as suas informações mais importantes em um papel.

(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)

Como se preparar para o Enem 2021

Seu objetivo é ter um currículo lattes de respeito? O Enem é o primeiro passo para isso. Isso porque ele é usado como principal exame admissional para algumas das melhores faculdades do país.

E, mesmo que você não queira seguir a carreira acadêmica, entrar em uma instituição de ensino renomada também é importante para o mercado de trabalho.

Percebe-se, portanto, a importância deste exame, não é mesmo? 

Então, afinal, como se preparar para o Enem 2021 e melhorar as suas chances de fazer uma boa prova? 

Veja como se preparar e o que estudar na reta final do Enem

Existem diversas maneiras de alcançar este objetivo, incluindo duas práticas essenciais, testadas e aprovadas por vestibulandos de todo o Brasil. Conheça-as agora: 

Faça simulados com provas anteriores

Fazer o Enem é um momento de muito nervosismo, afinal, apenas algumas poucas horas podem decidir o seu futuro acadêmico e profissional. 

Uma maneira de controlar as emoções e focar no conteúdo das questões é preparando-se adequadamente – e, para isso, nada melhor do que se acostumar com o ritmo de prova por meio de simulados de edições anteriores.

Com uma simples busca no Google, você é capaz de fazer simulados diversos e alguns deles oferecem o resultado imediato. 

Essa é uma ótima maneira de se familiarizar com a linguagem utilizada na prova e garantir que, na hora H, o nervosismo não tira o melhor da sua performance. 

Exercite a redação

Mesmo que as matérias relacionadas às humanidades não estejam entre seus pontos fortes, é importante notar que a redação tem um grande peso na sua nota final. 

O método utilizado no Enem é o dissertativo-argumentativo, o que quer dizer que o candidato deve defender as suas ideias usando fatos plausíveis, usando dados.

A redação também tem algumas regras específicas e os critérios utilizados para formação da nota final são os seguintes: 

  1. Domínio da escrita formal em língua portuguesa;
  2. Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento;
  3. Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos;
  4. Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação;
  5. Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos.

Para ter certeza de que suas habilidades estão afiadas, busque fazer simulados de redação regularmente e estar por dentro das notícias mais recentes.

Você pode usar temas de edições passadas, mas lembre-se de que tentar prever o tópico do Enem 2021 é um esforço contra produtivo.

O ideal é dominar a fórmula e ser capaz de escrever sobre qualquer assunto! 

Com a data próxima, aproveite para relaxar!

Sair-se bem no Enem não é uma tarefa fácil. 

O ritmo de prova é forte e, em alguns casos, o nervosismo pode atrapalhar até mesmo o mais preparado dos candidatos. Apesar disso, estudar demais às vésperas da prova pode ser um verdadeiro tiro no pé. 

Por isso, à medida que a prova se aproxima, busque voltar o seu foco para atividades prazerosas, que ajudem a descansar a mente e deixar você mais tranquilo para o que vem por aí. 

Esperamos que as dicas deste artigo tenham te ajudado a se sentir mais preparado para o Enem 2021! 

Veja também: O Enem e o sonho de uma carreira.

*Este conteúdo foi publicado por um colaborador Publicar

Deixe sua opinião

(Foto: Divulgação)

Bahia registra 655 novos casos de Covid-19 e mais 18 óbitos pela doença

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Conheça alguns passeios para quem ama plantas e flores