em

Como conciliar pós-graduação e trabalho?

Confira dicas para se organizar melhor e iniciar a pós-graduação online, mesmo trabalhando

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)
(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Trabalhar e estudar é difícil e exige muito mais dedicação e esforço, mas não é impossível. Fazer uma pós-graduação à distância é a melhor opção para quem precisa trabalhar e quer se especializar em alguma área.

O bom é que enquanto estuda, você consegue aplicar os conhecimentos adquiridos no seu ambiente de trabalho, tornando-se um profissional muito mais capacitado.

A tarefa não é fácil e exige disciplina, atenção e muita concentração. A pós-graduação EAD é a ideal para quem almeja capacitação depois de formado. Estudando remotamente você consegue administrar a sua rotina e conciliar trabalho e estudo.

Para te ajudar neste processo, separamos algumas dicas de como você pode trabalhar e estudar com muito mais foco. Confira a seguir!

1. Defina os horários de trabalho e estudo

Fazer uma pós-graduação demanda disciplina, principalmente para quem trabalha em paralelo. Por isso, é importante que você separe os horários de trabalho e estudo.

Não levar os estudos para o trabalho e nem o trabalho para a hora de estudos é uma das técnicas que podem te ajudar a ganhar mais concentração. Além de se organizar melhor durante o dia, você consegue se concentrar em apenas uma atividade por vez e nenhuma atrapalha a outra.

2. Converse com o seu chefe sobre a importância do curso

Se você já está empregado e pretende iniciar uma pós-graduação online, converse com o empregador sobre o assunto.

Apresente ao seu chefe a importância da pós-graduação EAD em educação, por exemplo, para o trabalho e como uma pós pode especializar o seu serviço.

É importante tomar esta atitude para que em dias de eventuais provas e reuniões de orientação, você tenha a liberdade de tirar um tempo do trabalho para comparecer nestes eventos.

Tenha a certeza de que a empresa irá valorizar o seu esforço. Afinal, o mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais especializados.

3. Organize a rotina, mas mantenha a calma

A organização é um dos elementos que pode definir a realização de tarefas ou não. Quando você se organiza, fica muito mais fácil cumprir afazeres.

Organizar o seu dia e separar um tempo, todos os dias, para se dedicar ao curso de pós-graduação EAD é muito importante para o seu desenvolvimento como aluno.

No entanto, nem sempre é fácil como parece. A rotina de trabalho também exige muito de nós e, em alguns casos, você se verá deixando os estudos da pós-graduação EAD em psicopedagogia de lado para não acumular as tarefas do trabalho.

Fique tranquilo quando isso acontecer. Em algum momento do dia você vai conseguir revisar assuntos e se aprofundar em outros.

4. Faça uma pós-graduação online

Para quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo, fazer uma pós-graduação online é a melhor opção. Com a pós-graduação EAD você define seus próprios horários e pode estudar de onde quiser, sem ter que se deslocar até a instituição de ensino. Assim você economiza tempo e consegue conciliar trabalho e estudos.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Foto: Sesab)

Bahia registra 4.280 novos casos de Covid-19 e mais 88 óbitos pela doença

(Foto: Ilustração/Freepik)

Conheça alguns cursos de pós-graduação EAD em educação