em

Quais as principais questões colocadas a um designer de interiores?

Contratar um designer de interiores pode ser uma decisão extremamente vantajosa para transformar espaços, seja em sua casa ou local de trabalho

(Foto: Divulgação)

A decoração de interiores é uma área que implica a planificação e organização de espaços internos, procurando criar ambientes tanto estéticos quanto funcionais. 

Esta arte ultrapassa a mera escolha de mobiliário e acessórios, abarcando também a análise da distribuição do espaço, da iluminação, das cores e dos materiais, entre outros aspetos.

Contratar um designer de interiores pode ser uma decisão extremamente vantajosa para transformar espaços, seja em sua casa ou local de trabalho. 

Esses profissionais têm a formação e a experiência necessárias para criar ambientes funcionais, estéticos e personalizados.

Decorar interiores é uma arte que envolve mais do que apenas escolher móveis e acessórios bonitos. É sobre criar ambientes que reflitam a personalidade dos moradores, sejam funcionais e esteticamente agradáveis.

Seguem-se alguns pontos fundamentais a ter em conta em matéria de decoração de interiores:

Principais questões colocadas a um designer de interiores

Estilo e Personalidade

  • Identifique o Seu Estilo: Antes de mais, é crucial compreender o seu estilo pessoal. Prefere algo mais moderno, clássico, boémio ou minimalista? Este entendimento irá orientar as suas escolhas ao longo do processo.
  • Personalização: Incorpore elementos pessoais, como fotografias, recordações e objetos de coleção, de modo a que o espaço espelhe a sua personalidade.

Planeamento do Espaço

  • Disposição: A arrumação dos móveis e acessórios deve facilitar a circulação e fomentar a funcionalidade do ambiente.
  • Zonas de Atividade: Estabeleça zonas específicas para diferentes atividades, como uma área de leitura ou um canto para o teletrabalho.

Cores e Texturas

  • Paleta de Cores: A escolha das cores influencia diretamente o ambiente do espaço. Cores quentes tendem a criar um ambiente mais acolhedor, enquanto cores frias trazem uma sensação de tranquilidade.
  • Texturas: Explore diferentes texturas através de tapetes, cortinados, almofadas e outros tecidos para adicionar profundidade e interesse visual ao espaço.

Iluminação

  • Luz Natural: Tire o máximo partido da luz natural disponível, utilizando cortinados e estores para controlar a entrada de luz.
  • Iluminação Artificial: Use uma variedade de fontes de luz, incluindo candeeiros de teto, de mesa e iluminação embutida, para criar diferentes atmosferas.

Mobiliário e Acessórios

  • Escolha do Mobiliário: Selecione peças de mobiliário que harmonizem com o tamanho do espaço e com o estilo de decoração escolhido.
  • Acessórios Decorativos: Os acessórios são a cereja no topo do bolo. Adicione acessórios, como almofadas, quadros, vasos e objetos de arte, para completar a decoração e adicionar personalidade.

Tendências e Sustentabilidade

  • Atualização: Mantenha-se a par das tendências de decoração, mas evite adotar modismos efémeros que não se coadunem com o seu estilo pessoal.
  • Sustentabilidade: Considere a utilização de materiais sustentáveis e a reutilização de peças na sua decoração.

Não Tenha Medo de Mudar

Esteja Aberto a Mudanças: Às vezes, o que funciona em teoria não funciona na prática. Esteja disposto a ajustar sua decoração conforme necessário.

Decorar interiores (como decorar uma sala) é uma viagem apaixonante através da cor, forma e textura. É um exercício de reflexão e criatividade que, quando bem sucedido, resulta em espaços que são verdadeiros reflexos da identidade dos seus habitantes, proporcionando bem-estar e conforto. 

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Um a cada três brasileiros não sabe que é hipertenso

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como o seguro de vida pode auxiliar na sucessão patrimonial para herdeiros?