em

5 vantagens do Design Gráfico para as empresas

Se você quer começar um negócio em 2022, não deixe de investir nessa estratégia

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Muitos empresários ainda não aderiram aos benefícios de ter um design gráfico. Essa estratégia de comunicação, visa despertar o interesse das pessoas, conquistando mais consumidores.

Esse método pode ser feito por meio de folhetos, folders, banners e sites, o que se torna um grande diferencial perante os concorrentes. De antemão, as empresas desejam conquistar credibilidade no mercado.

Se você quer começar um negócio em 2022, não deixe de investir nessa estratégia. Leia a seguir como o design gráfico pode ser importante para o desenvolvimento da sua empresa.

O que é Design Gráfico?

Design gráfico trata-se de uma área de conhecimento responsável pela comunicação visual, utilizada pelas empresas para despertar o interesse dos consumidores na sua marca. O profissional de designer é o responsável por criar projetos de comunicação visual,  como logotipos. 

Pode ainda desenvolver produtos e embalagens, atuar na criação de sites e animações para a internet. Ordena elementos textuais e não-textuais, que irão compor peças gráficas que serão usadas com o objetivo de expressar uma comunicação visual.

Quais itens compõem o Design Gráfico?

Em suma, design gráfico não trata apenas de estética, mas sim, de toda estratégia utilizada nos negócios. Os elementos são fundamentais para valorizar a identidade visual da marca, portanto, devem ser conhecidos por todos que irão fortalecer a credibilidade do trabalho. 

Para te auxiliar, separamos 7 elementos importantes para compor o design.

Confira:

  • Linha: transmite ideias e conceitos, é um dos elementos mais importantes, pois estimula ações e representa a identidade visual da marca;
  • Ponto: fundamental para formar padrões e explorar a imaginação. Por sinalizar algo abstrato, estimula o cérebro na hora de identificar formas parecidas;
  • Textura: está ligada com a qualidade física e visual do design. É fundamental em todo processo de criação, pois gera admiração ou impactos negativos. A reação é baseada no que a textura transmite;
  • Formato: é a forma em que os elementos são organizados, geralmente representados por formas geométricas do logo, por exemplo;
  • Espaço: auxilia para tornar o conteúdo legível para o olhar, causando uma espécie de respiro em todo design; 
  • Escala: refere-se ao tamanho dos elementos de uma forma individualizada, para deixar o design harmonioso;
  • Cor: causam emoções e percepções, são imprescindíveis para a identidade da marca, pois estimula ações. Ou seja, o consumidor irá associar sua marca com a cor.

Ferramentas do Design Gráfico

Um designer completo, precisa das ferramentas certas! Assim como as técnicas, os softwares para design gráfico são fundamentais para:

  • edição de fotos;
  • criação de produtos gráficos;
  • editoração de livros e revistas;
  • auxiliar o designer nas atividades diárias.

Para te ajudar, listamos as principais ferramentas existentes no mercado.

Sem dúvidas, elas irão modificar seu trabalho!

  • Adobe Photoshop;
  • Adobe Illustrator;
  • COLOURlovers;
  • Adobe Kuler;
  • WhatTheFont;
  • Adobe InDesign;
  • Behance;
  • CorelDRAW;
  • Adobe After Effects;
  • Sketch.

Com esses softwares, fica mais fácil desenvolver as peças visuais de forma prática, sem se preocupar com linhas e códigos, afinal, são incluídos automaticamente.

Dessa forma, é indicado investir em um curso de administração, para acompanhar as inovações e estar sempre alinhado com as técnicas disponíveis.  

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Importância do Design Gráfico para as empresas

Como dito, é fundamental para a identidade visual da empresa. Atua como uma ponte entre as necessidades do cliente e o que o marketing produz. Tem a funcionalidade de criar uma imagem que represente os consumidores, identificando os problemas e resolvendo da melhor forma. É sem dúvidas a cereja do bolo para alavancar uma imagem positiva da empresa.

5 vantagens do Design Gráfico

Causa identidade visual para a marca, com base nos traços, cores, elementos e símbolos para conquistar o público. Desenvolve identidade visual conforme os valores e conceitos do mercado.

A seguir, iremos mostrar as vantagens que o design gráfico proporciona. 

Continue a leitura!

#1 Impulsiona as vendas

É fundamental estar presente em diversos canais, e consequentemente chamar a atenção do público. Imagens, banners e etc… fazem com que esses consumidores se interessem em comprar.

As redes sociais são um excelente meio de atingir um público qualificado. Principalmente porque o Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo. Ou seja, há uma grande audiência qualificada nesse meio. 

#2 Apoio ao Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo foca na criação e distribuição de conteúdo relevante, assim, necessita trabalhar em junção com o designer. É válido ainda, investir em um plano de marketing, garantindo que nada saia do controle.

#3 Promove o reconhecimento de marca

A estratégia busca colocar a sua marca na mente dos consumidores de forma positiva. Isso só é possível com a criação de um bom logotipo, juntamente com cores e elementos corretos.

#4 Ativa os gatilhos mentais

O cérebro passa a receber uma tomada de decisões, por isso, é preciso provocar reações e tirar as pessoas da sua zona de conforto. Saber estimular esses gatilhos por meio do visual, gera resultados para o marketing e vendas.

#5 Retenção de clientes

Cria a capacidade de manter os clientes fiéis e que sempre fazem negócio com a sua empresa, independente do tempo. Todo esforço com os clientes vale a pena. Lembre-se a identidade visual precisa sempre passar por atualizações e supervisões. Contar com as ferramentas de design gráfico, traz grandes e positivos resultados.

Que tal investir em um bom design e alavancar a sua empresa? Aproveite e nos siga no Instagram e compartilha esse conteúdo com seus amigos! 

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Quais são as regras de reforma em apartamentos?

(Foto: Cíntia Funchal/Agência Pública)

Os privilegiados com a água do Cerrado baiano