em

Seguro de vida: a relevância e o que é preciso para fazer um

Entenda o que é, como funciona e os tipos disponíveis para essa modalidade de seguro

Diferentemente do que se tem no senso comum, o seguro de vida pode ser acionado em situações diversas, e não apenas com a morte do segurado. No entanto, essa percepção parte do conhecimento de que é uma maneira de trazer segurança financeira em um momento de fatalidade que possa prejudicar a segurança financeira, como é o caso de um falecimento.  

Além do aspecto financeiro, o seguro de vida é uma maneira de trazer segurança emocional aos envolvidos em sua cobertura, uma vez que a proteção oferecida possibilita o alívio de encargos financeiros, sem agravar a situação de estresse e a tristeza acarretadas pelo luto. No entanto, para que tudo seja feito conforme o necessário, é preciso que os entes compreendam o seguro de vida e quais os aspectos mais relevantes que o envolve.

Definição

Nada mais é que um contrato assinado pelo requerente que se compromete a pagar um valor indenizatório aos beneficiários, previamente discriminados, em caso de falecimento ou outras fatalidades. A proteção ocorre uma vez que o beneficiário recebe a quantia em dinheiro, denominada capital do segurado, e pode utilizá-la para cobrir gastos com o funeral, quitar dívidas e suprir outras necessidades que eventualmente apareçam.

Relevância

O seguro de vida surge em um momento complexo da vida da família, e por isso, possui relevância não apenas financeira, mas também emocional, pois, além de oferecer a possibilidade de cobertura de dívidas e obrigações financeiras, também pode ser um recurso para amenizar as preocupações da família no que diz respeito à perda emocional, delineada pela ausência permanente de uma pessoa querida. 

Vale ressaltar que cada membro da família experimenta emoções de maneiras distintas, e o mesmo vale para o luto, por isso a não preocupação com questões financeiras pode amenizar e ser um fator a menos para enfrentar no processo de luto.

Tipos de seguro

Como mencionado anteriormente, há mais de uma ocasião na qual o seguro de vida pode ser acionado, e isso dependerá exclusivamente do tipo de seguro escolhido. As possibilidades são variadas, desde o tradicional até o seguro por tempo determinado, conhecido como seguro de vida a termo, cobrindo geralmente de 10 a 30 anos. Há também o seguro de vida universal, que combina o seguro de vida tradicional e o seguro de vida a termo.

Além desses, o seguro de vida variável também permite o investimento  de parte dos prêmios em contas de investimento designadas. E não menos comum, existe o seguro de vida com doenças graves, tratando-se de uma cobertura adicional para doenças precisamente cobertas pela apólice, como é o caso de câncer, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros. As características do seguro variam de acordo com as escolhas do contratante.

Dicas

Ao contratar um seguro de vida, é preciso designar com precisão quem serão os beneficiários contemplados em caso de eventualidade. O pagamento é feito de maneira regular, podendo ser mensal ou anual. No que diz respeito a quanto custa um seguro de vida, é preciso compreender que o valor pode variar, dependendo do tipo de cobertura, das solicitações do requerente e até mesmo da avaliação de risco, feita antes da contratação.

Trata-se de uma avaliação onde informações sobre a sua saúde, histórico familiar, estilo de vida e outras informações são levantadas, de maneira a determinar o valor a ser pago e as condições do contrato. A recomendação essencial é a consulta a um corretor de seguros para obter orientação personalizada com base nas demandas e nos objetivos do contratante.

Laura Fassina

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Qual a renda média de uma clínica veterinária?

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Queijo canastra: qual o segredo por trás desse laticínio tão aclamado?