em

Como o seguro mensal de veículos beneficia os motoristas na contratação do seguro auto?

Descubra como a assinatura mensal de um seguro veicular beneficia os motoristas, seja na facilidade de uso ou economia no pagamento do plano

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Motoristas que não têm condições de contratar um seguro para automóvel sabem como é ruim sentir medo ao trafegar pelas ruas da cidade. Acidentes, assaltos, quebra do veículo, entre outros problemas, são situações que colocam o veículo em perigo e, com a falta de proteção, deixam os motoristas em constante estado de apreensão.

De forma contrária, poder contar com um seguro para qualquer momento traz um alívio muito grande, pois a possibilidade de ter o carro devidamente protegido contra eventuais irregularidades tem um grande efeito tranquilizador.

Para atingir e fidelizar um grande público, é preciso criar alternativas acessíveis e transparentes. Foi dessa necessidade que surgiu o seguro mensal de veículos, na modalidade pay per use.

Quer saber mais? Continue lendo o artigo até o final e entenda como o seguro mensal funciona.

Afinal, é realmente preciso contratar um seguro para o veículo?

Nos dias atuais, sim, é muito importante contar com um bom seguro para o veículo, já que qualquer motorista está sujeito a sofrer algum tipo de sinistro, principalmente com o trânsito nas cidades ficando cada vez mais sobrecarregado.

Dessa forma, mesmo que o condutor do veículo tome cuidado ao transitar pelas vias, está sujeito a ser alvo de acidentes por parte de outros motoristas ou, em situações extremas, vítimas de furto do seu automóvel.

No entanto, as modalidades tradicionais de seguro não são justas com os donos de veículos, já que estes são obrigados a pagar as mensalidades independentemente do volume de uso do carro. Pensando nessa questão, eis que o seguro pay per use chega no Brasil.

O que é e como funciona o seguro pay per use?

O seguro pay per use é uma modalidade diferenciada de seguro, onde os proprietários de veículos pagam um plano para proteger seu carro conforme a quantidade de uso do mesmo. Assim, ao deixar o veículo parado, o condutor será cobrado de forma reduzida e poderá diminuir os valores do seguro em até 50%, quando comparados com os modelos das grandes seguradoras.

Como o risco é praticamente nulo ao deixar o veículo na garagem, não existe qualquer motivo para cobrar um grande valor só para manter esse automóvel protegido. Assim, o motorista pode aproveitar outros meios de transporte sem culpa.

Para poder utilizar um seguro deste tipo, é preciso pagar uma pequena mensalidade fixa, que é o valor de manutenção do plano. Além disso, um valor variável é cobrado conforme a utilização do carro segurado e, logicamente, a oscilação na mensalidade ocorre por conta disso.

No caso da mensalidade fixa, o sistema se baseia nos modelos de assinatura de empresas famosas como o Spotify, Netflix, Amazon Prime, entre outros. Inclusive, nesse quesito, o seguro pay per use também oferece a opção de cancelamento sem qualquer tipo de multa, o que dispensa a necessidade de contratos de fidelidade que só beneficiam os fornecedores de serviços.

Já o valor por uso é uma forma de cobrança conforme a necessidade. Ou seja, quem trafega bastante pelas ruas precisa estar protegido e, logicamente, deve ser cobrado por isso.

Quais são os principais benefícios de um plano de seguro mensal?

De início, a ausência de contratos de fidelidade, com muitas cláusulas e entrelinhas, que envolvem processos burocráticos para cancelamento e multas por quebra de contrato, é um dos principais benefícios do pay per use.

Outra facilidade encontrada nos planos mensais é a simplicidade para contratar e acionar o seguro, com o processo sendo realizado inteiramente pela internet, através do aplicativo. Dessa maneira, tudo o que o contratante do seguro precisar, poderá fazer online.

Por último, podemos destacar a flexibilidade do plano, onde o motorista pagará o seguro com base em sua rotina de uso. Dessa forma, além da taxa fixa mensal, poucos centavos por quilômetro rodado irão compor o valor do seguro no final do mês. Assim, o motorista que desejar manter o carro na garagem por vontade própria não se sentirá mal por fazê-lo.

Aproveite os benefícios do seguro mensal pay per use

Com tantas vantagens em relação aos modelos tradicionais, o seguro mensal é uma excelente opção para quem deseja economizar na hora de proteger seu veículo. Além da flexibilidade financeira, a ausência de papeladas para contratação do seguro também são pontos importantes a considerar.

Desde o primeiro contato, incluindo a vistoria e o acionamento para um eventual sinistro, é possível fazer o processo totalmente online e sem a necessidade de visitas em oficinas ou espaços credenciados dos responsáveis pelo trânsito. Portanto, o pay per use surgiu para atender uma grande demanda dos brasileiros, mas sem abrir mão da qualidade, é claro.

Essa solução tem a finalidade de tornar a contratação de um seguro auto mais acessível e proporcionar mais tranquilidade para o motorista que não pode – ou quer – investir muito nesse sentido. 

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

Números do DPVAT mostram fragilidade dos veículos de duas rodas diante de acidentes

(Foto: Divulgação)

Boletim da Sesab: Coronavírus – 03/03