em

Explorando o Brasil de carro: destinos e roteiros incríveis pelas estradas do país

Com liberdade na escolha do trajeto, turismo rodoviário garante conforto e experiências enriquecedoras

Seja para fugir da rotina ou conhecer novos lugares, viagens de carro oferecem liberdade e permitem que os viajantes passem por experiências enriquecedoras ao longo do trajeto. Além da possibilidade de planejar o próprio roteiro, esse tipo de locomoção garante mais economia, comodidade e flexibilidade.

No Brasil, existem diversos roteiros incríveis para se fazer em uma viagem de carro. Desde passeios voltados a localidades históricas e cidades românticas até aqueles para quem gosta de aventura e contato com a natureza.

Passeio histórico por Minas Gerais

Minas Gerais é um estado que possui inúmeras cidades com construções coloniais bem preservadas. Para conhecer locais que contam a história do Brasil através da arquitetura, a dica é optar pelo trajeto de Ouro Preto até o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, localizado em Congonhas. Por lá, é possível apreciar construções que datam de 1757.

Para finalizar o passeio histórico pelo estado, seguir pela direção sul permite que os viajantes cheguem a Tiradentes e São João Del Rei. Esses importantes municípios abrigam arquiteturas históricas bem preservadas, museus e demais atrações voltadas ao turismo.

Passeio romântico pelo Rio Grande do Sul

A rota romântica no sul do país é conhecida pelas incríveis paisagens que cercam as estradas, com vilarejos, casas com estilo enxaimel e campos floridos de tirar o fôlego. Essa rota possui grande diversidade de municípios, contemplando ao todo 14 cidades da Serra Gaúcha e do Vale dos Sinos.

Com 350 km de extensão, a rota romântica pode ser visitada em todas as estações, sendo possível usufruir de diferentes estados da vegetação em cada época do ano. Além disso, os turistas podem visitar os cafés coloniais, restaurantes e demais passeios românticos.

Apesar de longa, as viagens de carro feitas no local possibilitam aos viajantes recalcular seu trajeto e visitar apenas os pontos de maior interesse. Com essa alternativa, os municípios mais visitados da região são: Gramado, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Canela e São Francisco de Paula.

Passeio pela estrada Rio – Santos

Para passeios pelo litoral, o trajeto Rio – Santos é um dos mais buscados pelos turistas que optam por viajar de carro. Com partida de São Paulo e ponto de chegada no Rio de Janeiro, os viajantes passam por ilhas, praias e dunas com paisagens paradisíacas. Entre os locais mais visitados, estão: Ubatuba, São Sebastião, Bertioga, Ilhabela, Paraty, Praia de Camburi e Angra dos Reis. 

Passeio pelo Nordeste na Rota das Emoções

A Rota das Emoções é um trajeto que permite aos viajantes conhecerem os estados nordestinos de Ceará, Piauí e Maranhão. Ao todo, são 650 km de estrada que passam por 14 cidades. É uma opção tranquila para a família se aventurar pelo litoral, além de conhecer locais únicos e ricos em cultura local e contato com a natureza.

Entre os destinos estão Fortaleza, Barra Grande, Jericoacoara, Lençóis Maranhenses e Lagoa das Andorinhas. 

Passeio entre Brasília e Chapada dos Veadeiros

Um paraíso para amantes da natureza, a Chapada dos Veadeiros é um dos destinos brasileiros que mais atraem turistas de todo o mundo. Localizado em Goiás, o local permite passeios por cachoeiras, trilhas e inúmeras piscinas naturais.

O trajeto feito de Brasília a Chapada permite que os viajantes usufruam da biodiversidade do Centro-Oeste do país durante todo o percurso de carro. Além disso, possibilita a visita a pontos turísticos como Vale da Lua, Cachoeira Almécegas, Jardim de Maytrea, entre outros. 

Passeio pela rota dos vinhos em São Roque

A rota do vinho é um dos passeios que oferecem atrações em todas as épocas do ano. Localizado em São Roque, cidade a 50 km da capital paulista, o destino conta com diversos estabelecimentos voltados à bebida, como adegas, vinícolas, cantinas, restaurantes e centros de lazer para a família. Com apenas 10 km de extensão, a rota do vinho é uma excelente opção para uma viagem de carro no final de semana.

Dicas para ter uma boa viagem de carro

Independentemente do destino escolhido, para garantir que a viagem de carro seja memorável e prazerosa, é fundamental que os viajantes pesquisem antecipadamente os trajetos, pedágios e demais informações sobre a qualidade das estradas. Dessa forma, o percurso com o veículo será mais tranquilo e livre de imprevistos.

Além disso, planejar os gastos com a viagem também é muito importante para não ultrapassar o limite financeiro estipulado. No caso, é possível prever os gastos com hospedagens, fazer o cálculo de gasolina por km do trajeto, alimentação e demais itens. 

Por fim, para aproveitar ainda mais o trajeto, é fundamental estabelecer boa relação com os viajantes por meio de conversas e jogos durante a viagem. Outro ponto que pode fazer a diferença durante o trajeto é ter uma playlist com músicas que agradem a todos os passageiros.

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Foto: Prefeitura do Natal)

Santiago, Natal e Gramado despontam como os destinos mais procurados para celebrar o mês dos pais

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Novas drogas sintéticas similares ao LSD são mais nocivas ao cérebro