em

Santiago, Natal e Gramado despontam como os destinos mais procurados para celebrar o mês dos pais

Brasileiros demonstram interesse em desfrutar passeios por pontos turísticos, experiências gastronômicas e explorar lagoas e praias durante agosto, de acordo com ViajaNet

Às vésperas do dia dos pais, os turistas brasileiros buscam destinos cativantes para celebrar essa data significativa. A neve chilena, praias paradisíacas do Nordeste e o frio da serra gaúcha ganham destaque como os locais mais desejados para esse período. Além das passagens aéreas, os viajantes também buscam por passeios, com uma preferência por visitas a pontos turísticos, experiências culinárias e a exploração de lagoas e praias.

As montanhas nevadas de Santiago, no Chile, parecem atrair a maioria dos turistas brasileiros em agosto. De acordo com dados fornecidos pela agência de viagens ViajaNet, a capital chilena se destaca como o principal destino escolhido pelos viajantes nacionais para celebrar o mês dos pais. A cidade conquistou uma fatia de  19% das compras de passagens aéreas, liderando o ranking de preferência. No entanto, o interesse por destinos domésticos também é notável.

Não muito distante das montanhas chilenas, mas com um clima completamente diferente, Natal, no Rio Grande do Norte, surge como o destino nacional mais procurado para essa época. Natal assume a posição de destaque entre as viagens domésticas, ocupando o segundo lugar geral no pódio das escolhas favoritas dos turistas, com 6% do volume das vendas.

Se Santiago atrai pela neve e Natal pelo sol, Gramado, no Rio Grande do Sul, cativa os viajantes em busca de experiências enogastronômicas e do frio da serra gaúcha. A cidade sulista figura no terceiro lugar das preferências dos viajantes, com 6% da demanda turística.

Ainda dentro do cenário nacional, a cidade de Fortaleza, no Ceará, também conquista seu espaço entre os lugares mais desejados, contribuindo para uma tendência de buscas por viagens domésticas. Junto com Natal e Gramado, Fortaleza representa 6% das vendas de passagens aéreas entre os turistas, refletindo a diversidade de opções que o Brasil oferece.

Além dos principais mencionados, outros locais também emergem como favoritos dos turistas para o mês de agosto. Foz do Iguaçu ocupa 5% das preferências, enquanto o Rio de Janeiro garante 4% da fatia. Porto de Galinhas também conquista seu espaço com 4% das vendas de passagens aéreas.

Encerrando a lista dos destinos mais procurados para o mês dos pais, encontram-se algumas opções internacionais que continuam a atrair os brasileiros. Nova York, nos Estados Unidos, Cartagena de Índias, na Colômbia, e Bariloche, na Argentina, compartilham o pódio final, cada um com 3% das preferências.

DestinosVolume (%)
Santiago, Chile19%
Natal, Brasil6%
Gramado, Brasil6%
Fortaleza, Brasil6%
Foz De Iguaçu, Brasil5%
Rio De Janeiro, Brasil4%
Porto De Galinhas, Brasil4%
Nova York, Estados Unidos3%
Cartagena De Indias, Colombia3%
Bariloche, Argentina3%
Fonte: ViajaNet/2023

Passeios mais comprados para cada destino no mês dos pais

Na busca por experiências significativas, os turistas que planejam celebrar o mês dos pais não apenas adquirem passagens aéreas, mas também buscam enriquecer suas viagens com uma variedade de atividades e passeios. Os roteiros de viagem incluem clássicos passeios por pontos turísticos, degustação de vinhos e visitas a praias e lagoas, como também novas experiências, como projetos artísticos interativos, visitação a observatórios, passeios de barco e até mesmo momentos relaxantes de compras.

Em Santiago, Chile, o roteiro mais procurado deste mês é a excursão de um dia a Portillo e à Laguna del Inca, permitindo aos viajantes explorar os Andes centrais a apenas duas horas de distância de Santiago. Com a Laguna del Inca, uma lagoa cercada por picos nevados, e a histórica Rota Los Libertadores, que conecta Chile e Argentina, os participantes podem mergulhar na cultura e observar a Cordilheira dos Andes. Em Gramado, o “Passeio Gramado e Canela” destaca-se, proporcionando um dia de exploração das atrações icônicas da região, como o Mundo Gelado, a Cascata do Caracol e locais enogastronômicos como, a Adega de Vinhos e a Fábrica de Chocolates.

O passeio “1 dia em Pipa”, em Natal, leva os viajantes a explorar uma das atrações mais desejadas do Rio Grande do Norte, relaxando em praias paradisíacas, mergulhando em águas mornas e explorando miradouros naturais. A jornada inclui paradas na Praia do Madeiro, famosa por avistamentos de golfinhos, no Chapadão, conhecido por suas falésias avermelhadas, e uma breve visita à Praia do Amor. Enquanto isso, em Fortaleza, no Ceará, o “City Tour e Praia de Cumbuco” oferece uma visão completa das principais atrações da cidade, combinada com a oportunidade de aproveitar o sol na Praia de Cumbuco e embarcar em uma aventura de buggy pelas dunas, explorando pontos como a Praia do Futuro, o bairro da Aldeota, a Praça Portugal, a Igreja de Nossa Senhora do Líbano, o Mausoléu do Ex-Presidente Castelo Branco e Mercado Central.

O “Tour de Compras no Paraguai” em Foz De Iguazu leva os amantes de compras à Ciudad del Este, a segunda maior cidade do Paraguai, com suas 3.500 lojas repletas de vendedores, artesanatos, importadores e empresas diversas. Enquanto no Rio De Janeiro, o “Passeio de barco em Arraial do Cabo” parte da cidade e conduz os turistas pelas praias do Caribe Brasileiro, explorando joias naturais como a Ilha do Farol, prainhas do Pontal e formações rochosas da Gruta Azul.

Na cidade de Nova York, Estados Unidos, a “Admissão ao Observatório de Cúpulas” oferece vistas panorâmicas do local a partir de um terraço ao ar livre e lounge interno, com a exploração da arte interativa “Air” de Kenzo Digital. Em Cartagena De Indias, Colômbia, a visita à Ilha Baru, Ilhas do Rosário e 5 Ilhas proporciona praias de águas azul-turquesa e um passeio de barco. Em Bariloche, Argentina, o “Circuito Chico – Lagos e Montanhas” foi o mais escolhido entre os viajantes e conta com praias, mirantes e uma rota  que integra cidade, florestas, lagos e montanhas.

Para Daniely de Oliveira, gerente de Marketing e Brand do ViajaNet, o mês dos pais revela um cenário de preferências diversificadas entre os turistas brasileiros. “A busca por destinos que ofereçam experiências únicas e memoráveis é notável, com destaque para a combinação de elementos como atrações naturais, gastronomia e atividades culturais. A inclinação em explorar tanto roteiros nacionais quanto internacionais reflete a procura por variedade e enriquecimento cultural. Então, essas tendências apontam para a importância de oferecer opções que atendam aos interesses multifacetados dos viajantes durante o período de celebração do mês dos pais.”

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Foto: Divulgação)

Por que os alunos portugueses devem aprender a reescrita para redação de tarefas?

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Explorando o Brasil de carro: destinos e roteiros incríveis pelas estradas do país