em

Deseja uma viagem diferente? Conheça as principais regiões para o enoturismo

Ideal tanto para os amantes de vinhos quanto para quem quer um passeio diferente, o enoturismo é a fuga ideal da rotina

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Apreciar um bom vinho é sempre algo muito bem-vindo em qualquer hora do dia. Agora imagine misturar essa experiência com o descobrimento de novos lugares, e ainda experimentar o que tem de melhor dentro das vinícolas brasileiras. Pois bem, isso é mais possível do que você pode pensar. 

Conhecido como enoturismo, este modelo de viagem baseia todo o seu itinerário nos principais vinhedos das regiões visitadas. Com isso, é possível ter a oportunidade única de conhecer de perto a produção dos vinhos, desde as videiras, passando pelo processo de fermentação, até o seu engarrafamento.

E, se você imagina que é somente uma questão de ficar observando, igual a uma visita de museu, está completamente enganado. Dentro dessas vinícolas, é possível degustar diversos rótulos junto da mais alta gastronomia, selecionada especialmente para potencializar todo o sabor dos diferentes tipos de vinhos disponíveis. 

Por que “enoturismo”?

A palavra enoturismo é derivada do radical “eno”, que em latim significa vinho. Este tipo de viagem, conforme dito anteriormente, significa conhecer de forma mais profunda todo o universo da bebida. 

Lugares para se fazer enoturismo

Muitas pessoas acham que fazer esse tipo de passeio se resume a andar pelas pradarias da Itália, ouvindo O Sole Mio de Luciano Pavarotti, enquanto os ventos batem no seu rosto e um belo pôr do sol nas suas costas. Entretanto, apesar do cenário hollywoodiano bastante desejado, não é necessário fazer uma viagem internacional para isso. 

No Brasil, existem excelentes vinícolas ideais para o enoturismo. No caso, elas podem ser visitadas tanto para os entusiastas dos vinhos quanto para quem deseja conhecer mais um pouco sobre a bebida ou apenas realizar um novo tipo de viagem. Veja alguns dos melhores destinos abaixo. 

São Roque (São Paulo)

A somente 60 km da capital paulistana, São Roque tem uma história bastante atrelada à produção de vinhos. Dentro da cidade, é possível trilhar o Roteiro do Vinho, e a partir dele conhecer a Estrada do Vinho, a Estrada dos Venâncios e a Rodovia Quintino de Lima.

Ao longo de todas essas estradas, existem diversas vinícolas onde é possível ter ótimas refeições e conhecer mais sobre todas as etapas de produção dos vinhos. Se o período de viagem for entre janeiro e fevereiro, é possível colher as frutas do pé (ato chamado de Vindima) e até mesmo participar da tradicional Pisa da Uva. 

Essa é uma celebração da cultura vinícola regional, por conta da tradição de amassar as uvas com os pés, o que, segundo dizem, garante um toque especial para os vinhos produzidos. A recomendação é visitar a Vinícola Góes, a Quinta do Olivardo e uma estadia no Hotel Villa Rossa.

Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul)

Conhecida também como a Toscana brasileira, o Vale dos Vinhedos fica a cerca de 120 km de Gramado e de Porto Alegre, e é dividida por três municípios: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Viajar para essa região é se aventurar em diferentes tipos de vinhos, afinal de contas, há uma série de vinícolas diferentes que podem ser produções familiares ou até mesmo grandes exportadoras brasileiras de vinho, como a Miolo. 

É o local ideal para fazer piqueniques românticos entre as parreiras, fazer passeios guiados pelas cavas, aulas com enólogos e comprar diversos rótulos em lojas de fábrica. Além disso, também é possível realizar a degustação de vinhos excepcionais, como os derivados da uva merlot, que é a principal casta cultivada na Serra Gaúcha e tem sua colheita feita no padrão do seu país de origem, a França. 

Fica aqui a recomendação de visita para a Almaúnica, a Casa Valduga e a Lídia Carraro. Assim como em São Roque, a Pisa da Uva também ocorre no início do ano, gerando uma época bastante interessante para planejar uma viagem para a região.

Vale do São Francisco (Pernambuco)

Nem somente de praias vive o turismo pernambucano. Além das muitas outras atrações turísticas, é possível encontrar belos vinhedos localizados entre a Bahia e Pernambuco, depois de uma viagem relativamente longa de carro. Porém, é algo realmente recompensador. Afinal de contas, a produção de vinhos na região se origina desde 1960, se consolidando a partir dos anos 90. Ou seja, um prato cheio para quem gosta de saber mais sobre as histórias das vinícolas. 

Para a visita, recomendamos o Rio Sol, onde é possível realizar até quatro tipos de passeios diferentes. Lá também podem ser feitas visitas guiadas, incluindo um trajeto de catamarã, com direito a banho no Rio São Francisco. Além disso, uma dica nessa região é assistir ao pôr do sol, que se provou um espetáculo natural único.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

O presidente Lula discursa diante de líderes dos países do BRICS (além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e de convidados na plenária ampliada em Joanesburgo (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Em discurso no BRICS, Lula defende solução para guerra na Ucrânia e cobra modernização de instituições multilaterais

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Acúmulo de gordura nos músculos: um problema silencioso que aumenta o risco de morte