em

4 tecnologias que ainda são usadas e você não sabia

Você pode não saber, mas o número de tecnologias supostamente obsoletas ainda usadas é enorme

(Imagem ilustrativa/Pixabay)

Novidades tecnológicas surgem a cada dia. Falamos agora em metaverso, em Internet das Coisas, em 5G e em realidade virtual. Vemos o dinheiro físico sumir e até os cardápios dos restaurantes serem trocados por versões em QR Code. Pesquisadores e cientistas trabalham constantemente para tornar a vida mais fácil, prática e divertida. Uma criança de hoje provavelmente não reconhece muitos objetos que eram parte das nossas rotinas há dez ou vinte anos atrás.

Ainda assim, algumas tecnologias resistem ao tempo. Mesmo com a evolução de tudo para o universo digital, há formas analógicas de fazer as coisas que continuam com grande serventia. Seja por necessidade, seja por nostalgia, coisas que parecem perdidas no passado ainda fazem parte das rotinas de uma grande quantidade de pessoas.

Você pode não saber, mas o número de tecnologias supostamente obsoletas ainda usadas é enorme. Conheça algumas das mais úteis:

(Imagem ilustrativa/Pixabay)
(Imagem ilustrativa/Pixabay)

Fotografia analógica

A facilidade proporcionada pela fotografia digital é enorme: pequenos aparelhos fazem um enorme número de cliques, é possível ver o resultado na mesma hora, refazer o que não ficou bom e armazenar todo tipo de lembranças no smartphone e no computador. Essa é a tecnologia preferida pela maioria das pessoas.

Mas a fotografia analógica, aquela com filme que precisa ser revelado, tem um charme imbatível. Nem fotógrafos profissionais, nem amadores que têm esse arte como hobby abrem mão dela. O aspecto da imagem é único e ainda inimitável pela tecnologia.

DVDs e BluRays

Todos os filmes, séries e shows estão a um clique dos nossos computadores e aparelhos de TV. As plataformas de streaming geraram uma completa revolução na maneira que consumimos mídias audiovisuais.

Os BluRays e DVDs, porém, ainda mantêm uma boa porcentagem de vendas. Como explicam os editores do portal BluRay Hunt, especializado em dicas para colecionadores, o principal motivo é que muitas pessoas, seja por serem fanáticas por determinados gêneros ou simplesmente por nostalgia, possuem ainda grandes coleções de tais mídias físicas.

HD externo

Por que usar um HD externo em tempos de nuvem? Quem ainda se importa com armazenar seus conteúdos em uma grande mídia física, que ocupa espaço na gaveta ou no armário, com tanta facilidade online?

Muitas pessoas ainda não confiam totalmente na nuvem e preferem ter seus arquivos mais importantes em casa, desconectados da internet. Além disso, os SSDs, evolução dos HDs, não são tão duráveis fora de uso. Mas não se esqueça que esses hardwares tão úteis não são infinitos e precisam de manutenção!

Fax

É estranho pensar que houve uma época, não muito tempo atrás, que o fax era a forma mais rápida de enviar mensagens em situações administrativas. Antes da disseminação da internet, era assim que as informações importantes eram enviadas dentro das empresas.

O que pouca gente sabe é que o fax ainda é bastante usado. Muitas empresas, sobretudo governamentais ou que lidam com assuntos supostamente secretos, acreditam que essa é uma das maneiras mais seguras para o envio de texto. Claro que a tecnologia se atualizou, permitindo até a conversão imediata dos arquivos em PDF, mas isso não significa que o princípio não é o mesmo.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como transportar seu pet em segurança durante uma viagem de carro

(Foto: Sesab)

Bahia registra 608 novos casos de Covid-19 e mais 6 óbitos pela doença