em

Dicas para escolher o computador certo de acordo com a finalidade de uso

Memória RAM, processador e placa de vídeo devem ser considerados na hora da compra

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Os computadores fazem parte do nosso dia a dia, seja para trabalhar, estudar, ou até mesmo nos momentos de lazer. Mas, para cada uma dessas finalidades, existe uma máquina adequada às necessidades da função. Aqueles usados por gamers, por exemplo, possuem maior capacidade para rodar os jogos sem atrapalhar as partidas com travamentos ou lentidão.

Por isso, antes de comprar um computador novo, é importante estudar os detalhes da máquina para que não se faça um mau investimento em algo que não atenda as necessidades. Conforme o objetivo, o usuário deve pesquisar todos os tópicos que vão influenciar no uso do equipamento para a finalidade predefinida. 

O que é mais importante?

Processador 

O processador é um dos pontos essenciais que determinam a velocidade de um PC, e tem a função de coordenar as atividades e tarefas dos outros componentes. Os modelos vão desde o Core i3, feito para usuários que fazem uso mais leve, até o Core i5 e i7, para aqueles que fazem tarefas mais pesadas. 

Placa de vídeo

A placa de vídeo é o que determina a qualidade dos elementos gráficos de um computador. As placas básicas são para as pessoas que usam a máquina para coisas simples como vídeos no YouTube, já para quem trabalha com design ou jogos existem algumas específicas e mais potentes. 

Memória RAM

A memória RAM também afeta bastante na agilidade do PC. Programas leves como navegadores de internet, pacote Office e editores de texto não exigem muita memória, mas softwares mais pesados demandam mais capacidade para rodar. 

Memória de Armazenamento

A memória de armazenamento é mais um tópico essencial. Afinal, é lá que ficam salvos os programas e arquivos do computador. Dessa forma, quanto maior for essa memória, maior é a capacidade de guardar arquivos e fazer downloads no PC sem prejudicar o desempenho. 

Qual é o melhor modelo para cada finalidade?

Computador para trabalho 

Pessoas que usam os computadores para trabalhar em funções que não demandam um equipamento de última geração com processadores muito atualizados podem contar com uma variedade no mercado que atende essas necessidades. Uma máquina com HD de 500 GB (Gigabytes), memória RAM de 4 GB e um processador e placa de vídeo básicos serão suficientes para um trabalho que demande pouco do aparelho. 

Computador para designers e outros profissionais

Para saber qual notebook comprar no caso dos profissionais que trabalham com funções mais específicas e que precisam de um equipamento mais adequado — como os designers e editores de vídeo —, é preciso ter um cuidado melhor na hora de escolher.  Para essas pessoas, é indicado um computador com mais capacidade em alguns componentes como a placa de vídeo, memória RAM e processador.

Computador para gamers 

O universo dos games está crescendo cada vez mais, e com isso, é necessário também adequar os equipamentos para que as partidas sejam ainda melhores. Afinal, muitas pessoas trabalham com isso atualmente. Para os gamers, os computadores devem ser potentes, valorizando configurações como uma boa placa de vídeo, processador que seja Core i5 ou superior a esse, memória de armazenamento SSD e pelo menos 12 GB de RAM.

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

Cartilha mostra como evitar vetores e pragas após alagamentos

Profissional de MSF auxilia paciente com lesão na perna em uma clínica de cuidados pós-operatórios montada dentro do Hospital de Campanha Indonésio de Rafah, no sul de Gaza. Dezembro de 2023 (Foto: MSF)

Gaza: Médicos Sem Fronteiras pede proteção e evacuação segura de pacientes do hospital Nasser