Empresários de Petrolina criam grupo de apoio ao programa Escola em Tempo Integral
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Notícia

Empresários de Petrolina criam grupo de apoio ao programa Escola em Tempo Integral

Leitura: 3 minutos

Foi num clima de otimismo e muitas expectativas que uma dezena de empresários de Petrolina criou, na noite desta quarta-feira (21), o grupo “Guardiões da Educação”. Com o objetivo principal de apoiar o programa Escola em Tempo Integral, uma parceria da prefeitura com o ICE – Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, a nova iniciativa promete ajudar o município na ampliação do programa, aumentando de 3 para 15 escolas implantadas e beneficiando mais de 10 mil alunos do Ensino Fundamental I e II com uma metodologia diferenciada.

O anúncio e criação do novo grupo aconteceu durante a reunião mensal do conselho empresarial da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (URSF/FIEPE). No encontro, em que participaram representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas, Sicredi Vale do São Francisco e a secretária municipal de Educação, Margareth Zaponi; o presidente do ICE, Marcos Magalhães, fez uma apresentação minuciosa dos objetivos e resultados já alcançados pelo programa em todo país com ênfase para Pernambuco.

Empresários de Petrolina criam grupo de apoio ao programa Escola em Tempo Integral. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Nosso estado é um ‘case’ de sucesso do programa Escola em Tempo Integral em todo país. Há 15 anos, Pernambuco ocupava a 22ª posição na avaliação do Ministério da Educação e hoje está na primeira posição. O progresso da evolução do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) aconteceu na mesma derivada que a progressão das escolas em Tempo Integral, inclusive as práticas de sucesso desse formato foram levadas para as escolas regulares, que também mudaram e melhoraram o desempenho”, pontuou. O programa funciona com o município se encarregando da estrutura adequada para o ensino, além de laboratórios, salas climatizadas, sistema de som individualizado, dentre outras ferramentas. O ICE se responsabiliza pela implantação da metodologia com recursos vindos da iniciativa privada.

De acordo com o diretor da URSF/FIEPE, Albânio Nascimento, o engajamento da classe empresarial do município no programa demonstra que a educação não é responsabilidade apenas do poder público. “Tivemos o primeiro exemplo da participação da iniciativa privada com a parceria da cooperativa de crédito Sicredi Vale do São Francisco e, hoje, ao criarmos o grupo ‘Guardiões da Educação’, estamos dando um passo definitivo no caminho à formação das novas gerações de petrolinenses”, concluiu. Ao final da reunião, os empresários agendaram para a próxima semana um novo encontro com a secretária municipal de Educação, Margareth Zaponi e o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Thiago Brito, onde serão tratados detalhes das parcerias e evolução do programa no município.

O próximo encontro do conselho empresarial da URSF/FIEPE será no dia 18 de setembro, às 12h, com a superintendente da FIEPE/IEL, Fernanda Mançano, e o gerente da Unidade de Estratégias do Sistema FIEPE, Israel Erlich, para escuta e Elaboração do Planejamento Estratégico FIEPE/IEL 2020.

Empresários de Petrolina criam grupo de apoio ao programa Escola em Tempo Integral. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Empresários de Petrolina criam grupo de apoio ao programa Escola em Tempo Integral. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

*Com Agência de Notícias

Veja também

Educação

Demanda em hospitais e clínicas de saúde impulsiona a procura por especializações no ramo

Notícia

Por meio da Anatel, serão vistoriados 28 pontos nas regiões metropolitanas de Timon (MA) e Teresina (PI)

Turismo

A Bahia também empatou com os outros estados do Nordeste, juntos, como o lugar preferido das famílias para férias

Notícia

É a maior operação de importação de automóveis já registrada pelo hub de veículos do atracadouro. Navio da BYD que transportou a carga atracou...

Publicidade

Publicidade