em

Ação de saúde do Senar- PE beneficia comunidade rural de Petrolina

Cerca de 500 pessoas das comunidades rurais de Nova Descoberta, Bebedouro e Izacolândia, em Petrolina – PE, tiveram um dia bastante movimentado neste sábado (23) com uma ação de saúde gratuita incluindo exames preventivos, consultas médicas e palestras educativas. A ação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) em parceria com o Sindicato […]

Foto: Divulgação
Ação de saúde do Senar- PE beneficia comunidade rural de Petrolina. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cerca de 500 pessoas das comunidades rurais de Nova Descoberta, Bebedouro e Izacolândia, em Petrolina – PE, tiveram um dia bastante movimentado neste sábado (23) com uma ação de saúde gratuita incluindo exames preventivos, consultas médicas e palestras educativas.

A ação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) e a Prefeitura do município, começou às 8h na Escola Municipal José Nunes de Santana, no distrito de Nova Descoberta, e prosseguiu até às 15h com a oferta de cerca de mil atendimentos.

Segundo a agricultora Maria da Soledade, o evento chegou em boa hora para colocar em dia os cuidados com a saúde. “Fiz primeiro o exame de mamografia e prevenção do câncer de colo do útero (papanicolau) e depois fui assistir a uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis. Pra completar, ainda fiz um lanche com banana, uva, manga, cachorro quente e café com leite. Tudo muito bom”, destacou.

Além do programa Saúde da Mulher Rural, a ação também realizou diversos atendimentos do programa da Saúde do Homem Rural, a exemplo de exames de prevenção do câncer de próstata (PSA) testes rápidos para o diagnóstico da Hepatite, HIV e Sífilis, Glicemia e aferição de pressão arterial.

Ação de saúde do Senar- PE beneficia comunidade rural de Petrolina. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De acordo com a coordenadora nacional do programa do Senar, Magali Eleutério, as ações começaram a circular pelo país a partir de 2016 e o Senar/PE vem ampliando o programa desde o ano passado. “Com a excelente resposta que obtivemos em Petrolina a perspectiva é que muito em breve estaremos realizando outro encontro desses aqui em Pernambuco com a ampliação de mais serviços ainda”, ressaltou.

Na oportunidade, o superintendente do Senar /PE, Adriano Moraes, também enfatizou a importância de finalizar em Petrolina a programação dos 13 eventos de saúde realizados no estado em 2019, agradecendo ainda o acompanhamento dos representantes do Senar Nacional, além da equipe do Canal Terra Viva (TV Band).

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, encerrou as atividades do dia destacando a importância da iniciativa e reafirmando a parceria para que a próxima ação aconteça em outra região de Petrolina. “Uma ação muito positiva. Conversamos com vários trabalhadores e trabalhadoras que fizeram, por exemplo, consultas com especialistas em urologia, odontologia e clínica médica e ainda levaram para casa kits de higiene pessoal”, concluiu.

Ação de saúde do Senar- PE beneficia comunidade rural de Petrolina. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Ilustração. Foto: Arquivo/Folha Geral

Motive seus filhos na reta final dos estudos

Lulu Santos. Foto: Rose Lima / Divulgação

Lulu Santos realiza Show com ingressos esgotados em New York