em

10 carros que marcaram a história do Brasil e dos brasileiros

Carro acabou se tornando item praticamente indispensável para diversas famílias e pessoas, porém também foi marco histórico em diversas situações

(Foto: Pixabay)

Os carros no Brasil estão ligados ao complexo processo de progresso econômico em território nacional. O primeiro automóvel a rodar em território brasileiro foi o Peugeot Type 3, em 1981, trazido pelo grande inventor do avião, Santos Dumont.

Desde então, é natural falarmos que a indústria automobilística tem evoluído consideravelmente. Independentemente se são esportivos, com quilometragem zero, ou até mesmo carros utilitários usados, pode apostar que pelo menos você já viu um desses andando na rua, ou pelo menos já viu um deles por aí.

Peugeot Type 3

(Foto: Wikimedia Commons)
(Foto: Wikimedia Commons)

Considerado o primeiro veículo a rodar em território nacional, o Peugeot Type 3 foi fabricado entre 1891 e 1894, sendo produzido apenas 64 unidades em todo o mundo, e foi trazido até o Brasil pelo inventor do avião, Santos Dumont, diretamente pelo Porto de Santos. Apesar de não ser tão popular no Brasil, ele é marcante pela sua importância histórica.

Romi-Isetta

(Foto: Lucas Furlan Ribeiro/Fundação Romi)
(Foto: Lucas Furlan Ribeiro/Fundação Romi)

Provavelmente, um dos carros mais singulares que já rodaram nas estradas brasileiras, o Romi-Isetta foi o primeiro veículo a ser fabricado em território brasileiro, entre 1956 e 1961, com sede em Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo.

Seu design completamente fora do comum permitia apenas um passageiro, que entrava pela parte frontal, e não lateral, como é comum hoje em dia. Juscelino Kubitschek, na inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960, desfilou dentro de um Romi-Isetta

Volkswagen Fusca

(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Um dos veículos mais famosos do mundo foi produzido entre 1936 e 2003, e, como era barato, acabou se alastrando por todas as estradas alemãs, devido ao seu custo baixo e baixo consumo de combustível. Seu grande momento no Brasil foi nos anos 70, quando representou 70% da frota nacional.

Volkswagen Kombi

(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Um dos carros utilitários de maior sucesso no Brasil, foi produzido entre 1957 e 2013, com uma despedida emocionante nas redes sociais da empresa. Seu nome original é Kombinationsfahrzeug, mas o que pegou mesmo foi a sua abreviação: Kombi. Seu sucesso é derivado por uma mecânica simplista e igualmente barata, o que refletia em seu baixo preço e em uma força impressionante.

Volkswagen Gol GTI

(Foto: Divulgação/Picelli Leilões)
(Foto: Divulgação/Picelli Leilões)

Certamente, você deve ter visto este veículo em algum lugar na sua vizinhança, ou então rodando em alguma rodovia. Produzido entre 1988 e 2000, o GTI foi o carro que trouxe a era da injeção eletrônica ao Brasil, deixando de lado todo aquele trabalho de deixar o motor do carro aquecido para poder rodar com ele.

Ford Escort Xr3

(Foto: OLX)
(Foto: OLX)

Para acabar com a hegemonia da Volkswagen nesta lista, o Xr3 pode entrar em um dos carros que mais aparecem nas cidades e bairros brasileiros. Sua produção se estendeu de 1983 a 1996, e trazia um visual diferenciado do Experimental Research 3, que trazia um toque mais esportivo para um veículo popular para a época.

Volkswagen Brasília

(Foto: order_242/Wikimedia Commons)
(Foto: order_242/Wikimedia Commons)

Este carro é um dos maiores clássicos brasileiros não apenas pelo nome, mas também pelo seu crescente sucesso. A sua produção aconteceu entre 1973 e 1982, unindo a robustez do Fusca, com um amplo espaço, e uma grande área espelhada, que permitia ao motorista ter diversos pontos de vista.

Gurgel BR-800

(Foto: Monica Kaneko/Wikimedia Commons)
(Foto: Monica Kaneko/Wikimedia Commons)

O primeiro carro 100% fabricado no Brasil, atualmente, é uma peça valiosa para diversos colecionadores. Sua produção ocorreu entre 1988 e 1991, e foi idealizada por João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, e sua produção de chassi, carroceria e motor foi feita em território brasileiro, o que não impediu a falência da marca, em 2001.

Fiat Uno

(Foto: Acervo/Quatro Rodas)
(Foto: Acervo/Quatro Rodas)

Não tem como falar de carros marcantes sem citar o Uno, que ainda está em circulação nas rodovias com sua versão atualizada, que é produzida até os dias de hoje. A primeira geração, que com certeza é a mais marcante, foi produzida entre 1983 e 2013, e, graças ao seu custo-benefício e à sua potência, acabou conquistando os brasileiros.

Volkswagen Gol “Bola” 1999

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Com sua origem derivada dos anos 80, é um carro que está sendo produzido e ganhando atualizações até os dias atuais. O Gol é o primeiro e único carro brasileiro a passar da marca de cinco milhões de unidades, e, em 2009, conseguiu superar o Fusca em vendas. E até hoje, é o modelo mais exportado do Brasil, com mais de um milhão de unidades comercializadas para mais de 50 países, mesmo nunca sendo vendido na Europa.

Em 2019, o Brasil conquistou recorde histórico de aprovações de agrotóxico (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Bolsonaro já tem perfil verificado e quase 100 mil seguidores na rede social de Trump

(Foto: Sesab)

Bahia registra 2.852 novos casos de Covid-19 e mais 67 óbitos pela doença