Consórcios de automóveis registraram um aumento de 10% no número de contemplações. O levantamento é da Multimarcas Consórcios, uma das maiores administradoras do segmento no Brasil, e compara dados do primeiro semestre de 2022 com o mesmo período do ano passado.

Balanço da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio aponta para um crescimento amplo desta modalidade. A venda de novas cotas registrou a marca 1,17 milhão, de janeiro a maio.

Os participantes ativos nos consórcios de veículos automotores estão divididos em 58,0% para os leves, 34,2% para as motocicletas e 7,8% para os pesados.

“O consórcio se torna uma alternativa para a aquisição de produtos e serviços de alto valor. Com o aumento da taxa Selic de 13,75% ao ano, o financiamento de produtos e serviços sem a taxa gera procura pela opção”, afirma Fernando Lamounier, diretor-executivo da empresa.

Os consórcios funcionam como uma ‘poupança coletiva’, na qual grupos se juntam para adquirir bens e serviços a longo prazo. Algumas administradoras oferecem inclusive propostas com redução de até 30% da taxa de administração até a contemplação, quando o valor é renegociado.

*Colaboração de Press FC

Luiz

Colaborador do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade do autor