em

Finanças digitais: novidades de pagamento

Entenda quais são as vantagens dos novos meios de pagamento e se eles são realmente seguros

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Novas tecnologias surgem a todo momento, transformando nossos modos de vida, normalmente para melhor. Entre os meios de pagamento não é diferente. Se os cartões de crédito e de débito, surgidos há quase um século, já facilitam bastante as compras e os pagamentos, os novos meios trazem ainda mais agilidade, comodidade e segurança. 

Neste artigo, você conhecerá melhor tecnologias como pagamento por aproximação, QR Code, Bitcoin e carteira digital, que já andam fazendo bastante sucesso por aí.

Novos meios de pagamento

Os meios de pagamento mais modernos funcionam digitalmente, através de smartphones, smartwatches e outros dispositivos eletrônicos, que necessitam ter, normalmente, uma conexão com a internet. 

Embora os mais conservadores ou menos ambientados às novas tecnologias tenham um pé atrás com esses meios de pagamento, é inegável o quanto eles acrescentam para a vida de consumidores e empreendedores. 

Empreendedores do setor de comércio, sobretudo, precisam estar atentos a essas novidades, que aumentam o fluxo de negócios e fidelizam os clientes, pois, do contrário, perderão espaço para seus concorrentes.

Pagamento por smartphone

Os smartphones tornaram-se quase onipresentes. São usados para as mais diversas funções, ultrapassando e muito as utilidades do celular ou telefone convencionais. Boa parte da contribuição dos smartphones está no seu uso em transações financeiras. 

Podemos usar diversos apps para compras online, transferências bancárias ou compras em lojas físicas, tudo com apenas alguns cliques, em pouquíssimo tempo.

Para realizar tais transações, os apps de smartphones, que são os programas ou softwares responsáveis pela maior parte das ações do dispositivo, utilizam ferramentas como senhas, códigos de verificação, chaves de segurança, encriptação de dados, biometria e Near Field Communication (NFC). Adiante falaremos mais sobre essas duas últimas ferramentas.

Todas as instituições financeiras já disponibilizam apps para os seus clientes realizarem transações e outras operações através do smartphone. Empresas de e-commerce também já atuam por meio de apps próprios, capazes de oferecer mais praticidade em compras online.

É bom salientar, no entanto, que para realizar pagamentos por smartphone, além de necessitar ter esse dispositivo e também baixar os aplicativos, os consumidores geralmente necessitam de conexão com internet, o que frequentemente pode ser considerado um empecilho.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

NFC (pagamento por aproximação)

Near Field Communication (NFC) pode ser traduzido como “comunicação em campo próximo”. Trata-se de uma tecnologia surgida em 2002, que permite a troca de dados entre dispositivos que estejam próximos. 

É usada em smartphones, smartwatches, pulseiras e cartões, com os quais os clientes podem realizar os seus pagamentos. A maioria dos dispositivos eletrônicos comercializados atualmente conta com a tecnologia NFC.

Para que um pagamento seja feito por essa ferramenta é necessário que o estabelecimento também tenha um dispositivo com chip NFC, normalmente uma maquininha de cartão ou smartphone. Basta que o cliente aproxime o seu dispositivo do dispositivo do estabelecimento e, numa fração de segundos, a transação será realizada. 

O pagamento por aproximação representa mais praticidade para os consumidores, que podem fazer suas compras usando um único aparelho, sem precisar de conexão com a internet.

Carteiras digitais

As carteiras digitais, ou e-wallets, são ambientes onde é possível armazenar dinheiro, vale-transporte, cupons, bilhetes, bitcoins e outros meios de pagamento, cadastrar cartões de crédito e débito e também, claro, realizar pagamentos. Entre as carteiras digitais mais usadas no Brasil estão o PayPal, o Mercado Pago, o PagSeguro e o Google Pay.

Elas se diferenciam das contas bancárias por terem um funcionamento mais simples e prático, sendo focadas em transferências de valores. 

Com as carteiras digitais é possível realizar pagamentos a partir de um smartphone, computador ou outro dispositivo com acesso à internet, embora muitas delas já utilizam tecnologias que dispensam esse acesso, como NFC.

QR Code

O QR Code tem um funcionamento semelhante ao de outras tecnologias citadas aqui, também dispensando o acesso à internet. 

Nesse caso, o usuário aponta a tela do seu celular para um QR Code (um padrão de quadrados e traços pretos, como você pode ver na imagem que abre o artigo) e em fração de segundos é realizada uma troca de informações, que podem assumir as mais diversas formas, desde um protocolo de acesso a algum ambiente, a uma animação 3D que começa a se movimentar na tela do aparelho.

Com o QR Code é possível realizar pagamentos de forma instantânea e segura, bastando que o usuário tenha um aplicativo com a tecnologia e o estabelecimento disponibilize o código para ser “escaneado”.

Biometria, reconhecimento facial e comando de voz

Essas ferramentas tornam o pagamento por meios digitais bem mais seguro, uma vez que é difícil simular a digital, o rosto ou a voz de um usuário, a ponto de enganar o sistema que está operando. 

Podem ser usadas para compras através de um smartphone ou diretamente em caixas eletrônicos ou terminais de pagamento. 

A China, por exemplo, é um exemplo de país em que essas tecnologias já são largamente utilizadas em estabelecimentos comerciais, sendo possível aos clientes realizar compras apenas apontando o rosto para um terminal de pagamento.

Bitcoin e outras moedas virtuais

Muito ainda se debate sobre a segurança e estabilidade das moedas virtuais, que estão entre os ativos financeiros mais valorizados dos últimos anos. 

Elas possuem existência apenas virtual, não são lastreadas em dinheiro físico e nem são regulamentadas por órgãos como o Banco Central, fatores que impedem o seu uso em massa.

Moedas virtuais, entretanto, são protegidas pelos mesmos mecanismos de segurança aplicados aos outros meios de pagamento que citamos aqui. Especialmente as criptomoedas (uma subcategoria dentro das moedas virtuais), como o Bitcoin, apresentam a vantagem de serem criptografadas, de modo que apenas os seus usuários podem decifrá-las.

Cartão de crédito como aliado

Mesmo com o surgimento de tantos meios digitais de pagamento, os cartões de crédito continuam sendo muito úteis para os consumidores. Isso se deve, certamente, ao fato de eles funcionarem mais do que como uma ferramenta segura e prática de pagamento, mas também como um meio de obter crédito imediato, expandindo as possibilidades de consumo. Em muitos casos, como em compras online ou parceladas, o cartão de crédito é indispensável.

Diante disso, com uma infinidade de opções, às vezes a escolha por um cartão de crédito pode não ser tão simples. Anuidade grátis, cashback, pré-pago e consignado são apenas algumas das inúmeras opções disponíveis.

Nesse momento, é interessante comparar todas as alternativas para ter uma escolha mais acertada. Esse processo pode ser feito de forma online através de um comparador de cartões, por exemplo. Trazendo praticidade para sua escolha.

Afinal, os novos meios de pagamento são seguros?

Sim! Como você pôde ver, os novos meios de pagamento apresentam diversas qualidades, que tornam as relações de consumo mais seguras, ágeis e cômodas, tanto para os consumidores como para os estabelecimentos comerciais.

Caso esse artigo tenha sido útil para você, sugerimos conhecer os demais conteúdos produzidos pelo Juros Baixos. Somos uma plataforma que é referência na educação e orientação financeira dos brasileiros. Acesse nosso site e fique por dentro de todas as novidades!

(Foto: Divulgação)

Bahia registra 1.595 novos casos de Covid-19 e mais 25 óbitos pela doença

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Tristeza e depressão podem fazer emagrecer?