em

A energia solar como aliada na redução de custos da conta de luz

Energia fotovoltaica tem baixa manutenção, não gera impactos no meio ambiente e pode reduzir em cerca de 95% a conta de luz mensal

(Imagem ilustrativa/Freepik)

A conta de energia elétrica tem estado cada vez mais alta, devido a vários fatores. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, em março de 2024, há uma projeção de 5,6% de aumento – um índice maior do que o da inflação, que tem previsão de ser 3,7%. 

Exatamente por isso e pela preocupação com o meio ambiente, muitas pessoas estão procurando pela energia solar como uma alternativa na redução dos custos. Além disso, também há uma maior preocupação com o meio ambiente, o que leva à busca pelo uso de energias renováveis para reduzir danos ambientais. 

Mas, afinal, por que e como a energia solar pode auxiliar na redução dos custos? E como é possível implementá-la em casa? 

O que é a energia solar?

De modo geral, quando falamos em energia solar, estamos nos referindo à energia fotovoltaica. Ela é gerada a partir de painéis fotovoltaicos (também chamados de “placas solares”), que fazem com que a energia liberada pelo sol se torne energia elétrica. 

A placa solar é composta por células com camadas de silício. A camada mais fina tem carregamento negativo, e, quando a radiação solar a atinge, os elétrons são transferidos para a camada mais grossa da placa, e é assim que a energia elétrica é formada. Trata-se de um tipo de energia totalmente sustentável, renovável e limpa.

Por que a energia solar é tão vantajosa?

A energia elétrica se tornou um componente essencial para a vida em sociedade. Afinal, é por meio dela que ligamos equipamentos eletrônicos para trabalhar, cozinhar, resfriar alimentos, assistir à televisão, etc. Justamente por usarmos a energia elétrica para basicamente todas as tarefas diárias, a conta de luz pode acabar pesando no orçamento. 

Nesse sentido, a energia fotovoltaica tem menos variações nos preços das distribuidoras de energia elétrica e faz o consumidor final economizar de maneira considerável. Além disso, por ser uma energia limpa e renovável, ela ajuda na preservação do ambiente, poluindo menos rios, e ainda valoriza o imóvel onde está instalada. Inclusive, os custos de manutenção são baixos: a vida útil das placas solares é de pelo menos 25 anos.

Como instalar o sistema de energia solar em casa?

Apesar de parecer uma “obra grande”, para instalar o sistema de placas solares, não é necessário fazer grandes mudanças na estrutura do imóvel. Na realidade, somente são necessárias as placas, os cabos para ligá-las e o inversor de tensão, o qual é o equipamento central para a transformação da radiação em energia elétrica.

Basicamente, o inversor recebe a radiação e devolve-a como energia elétrica nos padrões da rede disponível. Inclusive, é com ele que você pode consumir a energia elétrica da distribuidora somente no período noturno, e somente pagar a diferença na conta quando houver. 

Na prática, o sistema de painel solar pode diminuir em até 95% o valor da conta de energia. Um condomínio residencial em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, fez a instalação das placas e conseguiu reduzir a conta de R$ 1.500 para R$ 171, segundo reportagem do portal R7.

Quando optar pela energia solar? 

Para decidir sobre o investimento, é preciso saber como funciona a energia solar, vantagens e desvantagens, preços, etc. Sendo assim, o consumidor deve avaliar cada um desses aspectos de modo a analisar se a instalação da energia fotovoltaica é vantajosa para a residência.

Apesar de ter um valor de investimento um pouco mais alto para instalação, o ideal é pensar na economia a longo prazo. Isso porque a redução de custos nas contas de luz, por exemplo, é bastante expressiva. Além disso, há também a redução de impactos no meio ambiente, bem como a valorização do imóvel caso seja colocado à venda no futuro. Cabe, portanto, ao consumidor avaliar o momento da instalação e equilibrar vantagens e desvantagens.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Pexels)

Solidão aumenta o risco de a pessoa adoecer e morrer

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Casos de artrose disparam no mundo; veja como prevenir a doença