em

Astrologia ajuda a desvendar relações paternas

Sol, Saturno, casa 4 e casa 10 são pontos do mapa astral que podem ajudar com noções sobre as relações entre pai e filhos

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Base de toda análise astrológica, o mapa astral é um documento que possibilita diversas interpretações sobre diferentes assuntos da vida humana, incluindo a paternidade. De acordo com estudiosos da área, a figura paterna no mapa é representada por dois astros: Sol e Saturno. 

Além deles, existem casas astrológicas, como a quarta e a décima, que fornecem noções sobre o tema. Essas configurações podem ajudar indivíduos a compreender melhor vínculos e questões que as pessoas possuem com seus pais. Isso porque, alguns desses posicionamentos podem falar sobre limites, experiências e missões.

Para descobrir a posição do Sol, de Saturno e das casas que tratam sobre paternidade, é importante ter um mapa astrológico em mãos. O documento pode ser gerado de forma prática e descomplicada na internet. É possível, por exemplo, fazer mapa astral no site Astrologia Luz e Sombra. 

Sol: autoridade e individualidade

O sol é um dos astros mais conhecidos entre os amantes de astrologia, afinal, é ele que as pessoas costumam decorar para saber os signos de cada mês e consultar as informações disponíveis no horóscopo. Segundo a astróloga Cláudia Lisboa, o protagonismo do Sol está explícito em seu significado no mapa astral.

Esse astro é o centro do sistema solar, sendo aquele em torno do qual tudo gira, fornecendo luz e calor para todos. Conforme explica a astróloga, a energia desse signo nutre os indivíduos de vida, criatividade e brilho, dando-lhes autoconfiança.

No entanto, essa não é a única imagem do Sol, pois há também uma representação sobre a figura paterna. Segundo Cláudia, esse astro simboliza a individualidade e a consciência e, por esse motivo, ensina aos indivíduos a lidarem com a autoridade, que os ajuda a assumir o comando e se autoafirmar. 

Veja também: Como cada signo lida com dinheiro

“A função do pai chamado ideal, o pai que eleva a criança à consciência daquilo que ela é, é relacionada à posição do Sol. Ali temos, em cada um de nós, como reconhecemos a autoridade”, explica. 

A profissional aponta que essa visão de autoridade nem sempre é baseada na imposição de outra pessoa, podendo ser também sobre a força do desejo da vontade própria. Ou seja, o posicionamento do Sol pode ajudar a entender como um indivíduo irá lidar com o domínio de si e dos outros para aflorar sua individualidade. 

Saturno: limites e responsabilidades

Saturno é o último planeta visível a olho nu, o que, segundo a Cláudia Lisboa, expressa as divisas e o reconhecimento da realidade. Essa representação também dá a Saturno a imagem paterna de alguém que impõe limites à potência do Sol, mostrando que nem tudo acontece como esperado. 

“A função de estabelecer limites é fundamental para a criança não ficar no ego solar e achar que pode tudo. É no contraponto disso que vem a posição de Saturno”, explica a astróloga.

Além disso, Cláudia esclarece que esse astro deve ser associado ao cumprimento dos deveres e do senso de responsabilidade. Entender esse posicionamento dá ao indivíduo mais maturidade e experiência para aprender a conviver com as dificuldades e a realidade, adquirindo também uma confiança maior no tempo.

Um nativo com mapa astral de Escorpião em Saturno terá, conforme aponta Cláudia, mais amadurecimento por meio das transformações que acontecem ao longo da vida. Além disso, a profissional aponta que os indivíduos com esse posicionamento estarão sempre querendo melhorar o que já existe e terão o tempo como aliado para entender que as mudanças surgem para que algo melhor possa acontecer. 

Casa 4: raízes e família

Além dos astros, as casas astrológicas também podem ajudar a desvendar relações paternas. A quarta casa é citada pela astróloga como a responsável por apontar os traços de comportamento relacionados às experiências em família e à maneira como elas afetam uma pessoa. 

Em seu blog, Cláudia explica que, ainda na infância, o amor e o cuidado que um indivíduo recebe de sua família é fundamental para fornecer referências seguras ao trilhar o próprio caminho. A casa 4 é justamente a designada para falar desse lado emocional que começa ainda quando criança e influencia as escolhas da fase adulta. 

Dessa forma, ao analisar esse ponto do mapa astral, é possível encontrar o histórico da nutrição emocional da pessoa e os impactos que isso pode ter trazido para sua vida. Em relação às relações paternas, essa casa pode ajudar a identificar a presença ou ausência dessa figura e as marcas que isso deixou na formação da personalidade. 

Casa 10: segurança e amadurecimento

Por fim, de acordo com Cláudia Lisboa, também há a casa 10 como ponto importante para responder perguntas sobre paternidade. Em seu blog, a profissional explica que a décima casa do mapa é associada ao signo de Capricórnio e ao planeta Saturno, astro que também pode auxiliar sobre as relações paternas. 

Esse setor, também chamado de Meio do Céu, fala sobre os caminhos traçados de amadurecimento para que uma pessoa se torne consciente do seu papel na sociedade. Em relação à paternidade, a casa 10 representa os pais que devem fazer com que seus filhos se sintam seguros do seu lugar no mundo. 

Além disso, essa casa no mapa também mostra como os indivíduos lidam com a autoridade e como usam os princípios éticos e morais recebidos pela figura paterna. A décima casa é, portanto, a energia de autoridade do pai que reverbera em ações ao longo da vida.

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

Presidente Lula acompanha as manobras da Esquadrilha da Fumaça no desfile do 7 de setembro em Brasília (Foto: Ricardo Stuckert /PR)

Festa do 7 de setembro exalta paz, soberania, democracia e saúde

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Cuidados essenciais para a pele durante a gestação