Leitura: 3 minutos

A gestação é um período marcado por mudanças significativas, incluindo transformações hormonais e físicas. Além da atenção necessária para o desenvolvimento do bebê e das alterações do corpo, é essencial que a gestante adote uma rotina de cuidados específicos para assegurar a saúde e o bem-estar da sua pele. 

Principais mudanças do corpo durante a gestação

Ao gestar uma criança, o corpo da mulher passa por inúmeras mudanças. Alguns sinais já aparecem na pele no início da gravidez, como os causados pelas alterações hormonais. Nessa fase podem surgir acne, manchas de pigmentação mais escuras, melasma, dermatite e outros, que podem evoluir em diferentes momentos ao longo da gestação.

Com o avanço do período gestacional, a mulher apresenta alterações vasculares capazes de proporcionar alta sensibilidade na pele. Além disso, a piora na circulação causa retenção de líquidos e deixa a pele suscetível ao aparecimento das celulites.

No final da gestação, a derme enfrenta o estiramento e a perda de sua elasticidade, o que resulta no surgimento de estrias em áreas que experimentam transformações mais intensas, como a região abdominal, os seios, as coxas e os glúteos.

Cuidados com a pele durante a gestação

A manutenção e os cuidados com a pele nessa fase envolvem a escolha correta de produtos que contribuem para combater as diversas mudanças do corpo. Assim como em outras fases da vida, a utilização de protetor solar é essencial para evitar o aparecimento de manchas e prevenir o envelhecimento da pele.

Manter a pele limpa e bem hidratada ajuda na prevenção e no tratamento da acne causada pelas mudanças hormonais. Mas é preciso ter atenção com os componentes de hidratantes e loções de limpeza, já que alguns ingredientes podem ser nocivos para o bebê. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda a utilização de produtos como manteiga de karité, óleos minerais, águas termais e ácido hialurônico.

Além da skincare e da hidratação realizada diariamente em casa, alguns procedimentos estéticos também podem ser efetuados durante a gestação para garantir a saúde da pele. A drenagem linfática corporal e facial, por exemplo, ajuda a reduzir a retenção de líquido, diminuindo dores ocasionadas pelo inchaço.

Assim como a utilização de produtos e procedimentos estéticos que auxiliam a grávida a manter a saúde da pele, hábitos saudáveis, como ingestão de água e boa alimentação, permitem que o corpo mantenha a hidratação necessária.

Por fim, a grávida pode tomar colágeno como uma opção para auxiliar na elasticidade e resistência da pele. Além de ajudar a prevenir o aparecimento de estrias, o colágeno também pode contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico e a redução de dores. Contudo, assim como em relação a outros procedimentos, é fundamental que a gestante mantenha um acompanhamento médico durante a suplementação e o uso dessa proteína.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.