(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

O comportamento financeiro está ligado a muitos fatores, desde como os nossos pais lidavam com dinheiro em nossa infância, passando por quanto você ganha mensalmente e aquilo que você compreende como necessidade. 

Há outro fator que também pode interferir nisso: o seu signo. Além de representar características de sua personalidade, relações sociais, amorosas e familiares, o Zodíaco pode ajudar a compreender e aprimorar as nossas tratativas com o dinheiro.

Para quem acredita em astrologia — e até para os que não acreditam —, mostramos a seguir como ela pode impactar na forma como você leva a sua vida financeira.

Áries

O temperamento impaciente e impulsivo dos “satanáries” nas relações pessoais também é uma marca na forma com que o signo lida com as finanças. Os arianos simplesmente não conseguem resistir à tentação de adquirir algo novo e o planejamento financeiro não faz parte de seu vocabulário. 

Por outro lado, é um signo criativo e ágil, que sempre encontra uma solução para ganhar um dinheiro extra e, ainda, pode fazer investimentos mais agressivos.

Touro

Sempre em busca de estabilidade, os taurinos são prudentes em seus gastos e valorizam suas entradas. Porém, é um signo que tem um gosto luxuoso e, eventualmente, pode se exaltar com comidas, prazeres e conforto. 

Como prezam pela segurança financeira, os taurinos tendem a pesquisar antes de investir. Ficar com o dinheiro preso e mudar constantemente seus investimentos não são para este signo. 

Gêmeos

Os geminianos apresentam uma dualidade acentuada. Ora gastam demais, ora gastam menos do que deveriam. Portanto, é comum que os nativos deste signo tenham picos de dinheiro seguidos de períodos de escassez na conta bancária. 

Gêmeos também podem usar sua habilidade natural para a comunicação para ganhar dinheiro. Dessa forma, eles fecham boas oportunidades de negócios, investimentos e empréstimos. 

Câncer

O canceriano se sente ameaçado e frágil quando se vê sem dinheiro. Por isso, é muito cauteloso com seus gastos e aportes financeiros. Também tende a ser desconfiado e cuidar sozinho de suas finanças. 

Por dar muito valor ao dinheiro, quem é deste signo cuida muito bem de suas posses, o que ajuda a evitar gastos desnecessários. Ele também é capaz de trabalhar muito para sair do aperto financeiro, se necessário.

Leão 

Vaidosos, os leoninos não economizam com a própria aparência. Ter que cortar gastos é uma verdadeira prisão para o signo, motivo pelo qual está sempre atrás de uma oportunidade melhor de ganhar dinheiro. Porém, mesmo que esteja passando por dificuldades, o leonino não deixa de gastar. 

Quem é de leão tem o dom de transformar em ouro tudo aquilo que toca. É esperado que seus investimentos sejam lucrativos. 

Virgem

Talvez o signo mais “mão de vaca” do zodíaco, os virginianos detestam gastos desnecessários, pois valorizam demais o tempo e o esforço para rechear a carteira. 

Organizados, eles também têm tudo registrado e controlado. Trata-se de uma característica que nunca os deixa no vermelho e ainda permite investir o dinheiro para realizar um grande sonho.

Libra 

A balança é o símbolo deste signo. Não à toa, ele consegue equilibrar muito bem os seus gastos, alternando despesas caras com economias que o façam nunca ficar com um saldo negativo. 

Indecisos, os librianos precisam de um “empurrãozinho” quando o assunto é dinheiro. Eles estão sempre buscando amigos e especialistas que possam ajudá-lo a fazer aplicações condizentes com seus planos. 

Escorpião

Os nascidos sob este signo sentem prazer ao maximizar o dinheiro. São pessoas que amam pechinchar e buscar promoções, mas, ao mesmo tempo, podem se descontrolar nas compras. 

A independência financeira é primordial para os escorpianos. Logo, procuram sempre alternativas para enriquecer. Além do mais, são intuitivos e fazem investimentos às cegas com bons resultados. 

Sagitário

Os sagitarianos vivem no presente e não costumam projetar o futuro. Isso significa que planejar, poupar e investir não é para eles e que, vez ou outra, acabam se endividando. Seus gastos, inclusive, são em efemeridades.

O lado bom é que o signo procura se destacar em tudo o que faz, de modo que é reconhecido financeiramente. Porém, quanto mais ganha, mais gasta!

Capricórnio

Capricórnio é um signo bastante controlado. Para o signo, gastar dinheiro com bobagens é uma afronta e mesmo os bens necessários precisam ter o melhor custo-benefício. 

Os capricornianos não suportam depender de outra pessoa. Sendo assim, eles se esforçam sozinhos, seja na hora de correr atrás do próprio dinheiro, iniciar uma poupança, pedir empréstimos pessoais,  ou tomar decisões para seus investimentos. 

Aquário

Para os aquarianos, o dinheiro é uma ferramenta que permite vivenciar bons momentos, como viagens ou a companhia de amigos. No entanto, o seu bom coração é um pouco ingênuo e pode perder em investimentos e com “empréstimos”.

Seus gastos com bens materiais são mínimos. Apesar de ser naturalmente econômico, apresenta uma certa tendência para dívidas. 

Peixes

Avoados, os piscianos têm muita dificuldade de manter as finanças em dia. Eles até conseguem ter uma poupança, mas no dia a dia se distraem e gastam sem perceber — ou até mesmo se esquecem de pagar as contas. 

Os piscianos muitas vezes são inexperientes na hora de ganhar dinheiro, embora tenham muitas ideias para tal. É preciso tomar cuidado para não cair em golpes e fraudes que vão deixá-lo no prejuízo. 

O que achou do comportamento com dinheiro de cada signo? Identificou-se com as características do seu? O mais importante é buscar informação e orientação para saber usar seus recursos da melhor forma.