em

Como escolher um bom tatuador?

Para fazer uma tatuagem com segurança e que corresponda às suas expectativas, é importante saber escolher o profissional e o estúdio ideais

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Tatuagens são artes permanentes feitas no corpo. Hoje em dia, apesar de ser algo comum, é importante que elas sejam feitas por profissionais e em estúdios de tatuagem qualificados.

Isso porque a tatuagem se trata de uma modificação corporal, havendo riscos de contaminação e outros problemas de saúde. Além disso, a qualidade estética da tatuagem também é importante e só pode ser garantida por estúdios adequados.

Pensando nisso, veja a seguir algumas dicas para escolher o melhor estúdio e profissional para fazer sua tatuagem.

Peça indicação de amigos

Chegar a um estúdio que você nunca ouviu falar pode ser arriscado. Assim, uma dica é contar com a opinião de conhecidos que já fizeram tatuagem em determinado estabelecimento. Pergunte sobre a qualidade do profissional e do estúdio. Caso as pessoas confiem no local, isso já é um bom sinal.

Visite o estúdio

Esta é a principal dica para escolher seu tatuador. Os estúdios de tatuagem precisam entregar higiene, organização e profissionalismo, com espaços e funcionários qualificados e bem apresentados.

Além disso, estúdios precisam apresentar:

  • autorização da prefeitura da cidade para poder funcionar;
  • licença da vigilância sanitária emitida pela ANVISA ou pela vigilância local (VISA), seja ela municipal ou estadual.

Portanto, essas duas certificações precisam estar ou expostas no estabelecimento, ou serem apresentadas aos clientes.

Mesmo pedindo essas documentações, verifique se o local apresenta boas condições de higiene, como: se o estúdio está limpo, se o tatuador usa luvas, se há materiais para higiene da pele, se as cadeiras estão forradas com plástico descartável, entre outras.

Verifique também se o local utiliza objetos descartáveis para uso único em cada cliente, como agulhas, lâminas de raspar pelos, entre outros. 

Saiba sobre o estilo de trabalho do tatuador

Diferentes tatuadores possuem diferentes traços no trabalho, isto é, cada profissional entrega um estilo de tattoo. Há os especialistas em tatuagem minimalista e outros em glitch, por exemplo. Então, verifique qual o tipo de arte que você mais gosta e procure por profissionais especialistas nela.

Confira o portfólio e possíveis premiações do tatuador

Além de encontrar alguém qualificado no tipo de arte que você gosta, verifique seu portfólio para conhecer mais do seu trabalho. Nessa etapa, é até possível ter inspirações para sua ideia de tatuagem. 

Além disso, há diversas premiações no mundo das tattoos. Então, veja se o profissional já foi premiado; caso, sim, é um ótimo sinal de seu profissionalismo.

Verifique as redes sociais

Veja se o estúdio que você está considerando tem redes sociais. Além de conhecer mais sobre o trabalho no estabelecimento, as redes sociais são um ótimo local para verificar a opinião de outros clientes que passaram por ali; assim, veja se tem comentários ou notas atribuídas para o local e os profissionais.

Dica bônus: saiba se preparar para fazer sua tatuagem

Certifique-se que a vacina antitetânica esteja em dia e se o local da pele a receber a tatuagem não está com alergias, machucados nem outros problemas.

Além disso, beba bastante água nos dias que antecedem o procedimento e evite tomar o remédio aspirina, já que este ajuda a diluir o sangue.

Depois da tatuagem, siga as orientações do profissional. Quem faz musculação, por exemplo, e tem dúvidas se whey protein engorda e se isso pode influenciar na tattoo pode ficar tranquilo; contudo, depois do procedimento, é importante ficar sem treinar durante sete dias, para diminuir os riscos de inflamação e de outros atritos no local da tatuagem.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Foto: Alberto Maraux/SSP-BA)

Décima edição da Operação Safra é lançada em Barreiras com entrega de 11 viaturas para a região Oeste

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Conquiste seu e-commerce com estas 5 estratégias de Marketing Digital