em

Conquiste seu e-commerce com estas 5 estratégias de Marketing Digital

Apesar de diferir de um comércio físico, ter uma loja online também necessita de alguns cuidados para que ela se destaque

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Ter um e-commerce, é uma excelente oportunidade para empreender e expandir seus negócios no mundo digital. Ele permite que você venda seus produtos e serviços por meio da internet, alcançando um público global.

Com a pandemia, muitos hábitos de consumo mudaram drasticamente, e muitas pessoas aderiram aos e-commerces, que permitem oferecer uma grande comodidade e uma variedade de produtos. 

Para se ter uma ideia do volume e crescimento das vendas online, segundo um relatório publicado pela Webshoppers, 2022 foi um ano recorde, com um aumento de 87,7 milhões de consumidores, para 108,9 milhões. Em faturamento, o salto foi de R$ 150 bilhões, para R$169 bilhões, segundo dados da ABComm Forecast. 

Ou seja, é uma ótima oportunidade de embarcar nesse modelo de negócio, ainda mais pelo fato de que ter o próprio e-commerce também ficou mais fácil, facilitado por diversas ferramentas como o Wix ou a TrayCorp.

Alavanque seu negócio de e-commerce com boas estratégias

Apesar de diferir de um comércio físico, ter uma loja online também necessita de alguns cuidados para que ela se destaque. Caso contrário, você pode ter sua página esquecida, não fidelizar seus clientes e perder vendas.

Por isso, esteja atento a experiência de seu usuário do início ao fim, e tenha em mente essas 5 ações estratégias de marketing digital:

  1. Um bom marketing digital começa pelo básico bem feito 

Essa é uma dica que sempre batemos na tecla. Antes de tudo, um bom marketing digital começa pelo básico. É importante que um site esteja bem escrito, e que seu cliente entenda e encontre o que precisa. 

Certifique-se que o nome e a descrição do seu empreendimento, os contatos, as imagens dos produtos ou do seu serviço, e o visual estão minimamente satisfatórios.

A jornada de compra deve ser a mais fácil possível, sem dificuldades que levam o cliente a desistir da compra.

  1. Use técnicas de SEO e posicione seu site nos buscadores  

As técnicas de Search Engine Optimization são um conjunto de otimizações feitas no seu site para os buscadores encontrarem seus produtos ou serviços. 

Isso porque, toda vez que um usuário pesquisa um produto em algum buscador, existem uma série de robôs que analisam o melhor resultado de pesquisa para entregar a essa pessoa.

Fazendo as otimizações adequadas, a chance de sua página ficar bem posicionada é maior. Isso pode começar desde pelo layout, até nas descrições dos seus produtos, categorias, e todo o conteúdo do seu e-commerce.

  1. Tenha uma comunicação efetiva e um bom WhatsApp CRM

É importante que você tenha um canal principal de comunicação, como, por exemplo, o WhatsApp. Por meio dele, você pode fazer o acompanhamento de pedidos, prestar suporte, fazer divulgações ou até mesmo a venda. 

Mas, atenção: é importante que você não se perca no momento de organizar todas as mensagens, e tenha periodicidade no atendimento por essa plataforma. 

Para que você mantenha tudo em ordem, existem ferramentas como o WhatsApp CRM que podem te ajudar. Ele nada mais é do que um programa de integração do WhatsApp comercial com o CRM, centralizando e armazenando informações.  

Por meio dele, você pode programar respostas, separar os contatos por etapa de venda, e ainda programar bots que fazem o follow-up ou atualizam seu cliente de forma automática. 

Tire um tempo no seu planejamento para escolher um bom WhatsApp CRM, que contemple funcionalidades que serão uteis para o seu dia a dia, e facilitem a sua rotina, na prática, assertivamente. 

  1. Use as redes sociais a seu favor

As redes sociais podem ser uma ferramenta valiosa para promover seu e-commerce e interagir com o público. Identifique as plataformas onde seu público-alvo está mais presente e crie uma estratégia para engajar os seguidores com conteúdo interessante, concursos, enquetes e promoções, mantendo seu cliente sempre atualizado. Lembre-se que conteúdos de qualidade ganham de qualquer outra estratégia nas redes sociais, sendo priorizadas pelos algoritmos. 

  1. Invista em anúncios e seja notado 

Os anúncios digitais, ou os Ads, como são chamados, são boas formas de manter seu negócio em evidência e atrair clientes qualificados, aumentando suas vendas, consequentemente. 

É quase indispensável que você separe uma verba para investir na divulgação online do seu negócio, assim, você pode competir com os grandes players e conquistar uma posição de destaque.

Clicando aqui, você acessa a biblioteca de anúncios dos concorrentes e pode ter algumas ideias de como colocar no ar a sua campanha.   

Bom, você está pronto para alavancar suas vendas com essas dicas! Esperamos que faça um bom proveito e embarque com sucesso na jornada de empreendimentos online.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como escolher um bom tatuador?

(Imagem ilustrativa/Freepik)

2,6 milhões de pacientes morrem todos os anos por erros evitáveis na assistência à saúde, diz OMS