em

Temperatura chega a 10°C na Bahia: Veja dicas para se preparar para as próximas ondas de frio

As sensações térmicas em todas as regiões ficaram ainda mais baixas do que as temperaturas, acendendo alguns alertas

(Imagem ilustrativa/Thomas Park/Unsplash)

O inverno está só começando e já vivenciamos a primeira grande onda de frio no estado. No dia 29 de junho, as temperaturas chegaram a 10,8°C em Correntina, menor temperatura do ano na Bahia. As sensações térmicas em todas as regiões ficaram ainda mais baixas do que as temperaturas, acendendo alguns alertas.

A tendência é que mais duas ondas de frio aconteçam ainda neste inverno: a primeira no meio deste mês e a segunda no início de agosto. Então, se você pretende viajar para locais mais frios ou se preparar para lidar melhor com as baixas sensações térmicas que podem ocorrer no estado, veja algumas dicas:

De preferência para as comidas quentes

Uma das melhores maneiras de manter o corpo quente nos dias frios é através da alimentação. Por isso, quando as temperaturas baixarem, você deve apostar nas comidas e bebidas quentinhas, como as sopas e os chás. Além disso, essas duas dicas se tornam mais válidas por melhorarem a hidratação do corpo, já que é comum beber menos água nos dias gelados.

Outra dica para se manter aquecido através da alimentação é aumentar o número de refeições diárias. Em vez de fazer duas grandes refeições durante o dia, você deve comer um pouquinho em vários momentos, o que ajuda a esquentar e saciar a sensação de fome que chega com o frio.

(Imagem ilustrativa/Thomas Park/Unsplash)
(Imagem ilustrativa/Thomas Park/Unsplash)

Mantenha sua casa quente

Existem várias maneiras de deixar a casa mais quente, pois muitos detalhes interferem na sensação térmica interna, como as cortinas, os tapetes e a disposição dos móveis. A temperatura dos ambientes também pode ser alterada com cobertas nos sofás ou com eletrodomésticos feitos para este fim, como o aquecedor elétrico, que é capaz de climatizar os locais fechados.

Se aqueça com exercícios

Os exercícios físicos, mesmo que leves, aquecem o corpo e espantam quase instantaneamente a sensação de frio. Por isso, se mexer bastante é uma das melhores dicas para ficar mais quentinho e ainda manter o organismo mais protegido contra algumas doenças. Faça as atividades que são normalmente adotadas pelos esportistas na hora do aquecimento. Se a disposição não aparecer, o simples ato de mexer os pés e as mãos já ajuda a melhorar um pouco a sensação de frio.

Cuidado com seus animais de estimação

Os animais de estimação também sofrem bastante com o frio. Neste caso, devemos ter um cuidado muito grande para reduzir os riscos de os bichinhos contraírem alguma doença respiratória. Deixe-os dentro de casa e confira se eles estão com as vacinas em dia, pois as baixas temperaturas aumentam as chances de os animais serem atingidos por algum vírus, como o da gripe.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Foto: Sesab)

Bahia registra 2.852 novos casos de Covid-19 e mais 67 óbitos pela doença

(Imagem ilustrativa/Freepik)

O sonho do carro próprio: ainda vale a pena comprar um veículo?