em

Como fazer a manutenção de roupas em sua casa e com poucos acessórios

Reformar uma peça antiga ou que tenha sofrido algum dano é uma saída para quem está disposto a colocar a criatividade em jogo e criar looks incríveis

Quem nunca acabou comprando uma peça que não teve o caimento desejado no corpo, ou então, encontrou aquela que terminou saindo de moda e ficou encostada no armário? Para a sua roupa não se tornar apenas mais uma peça que será esquecida, daremos algumas ideias de como renová-la de maneira fácil e prática.

Colocando a criatividade em prática

Reformar as roupas em casa é uma maneira fácil, rápida e barata de renovar o seu guarda-roupa sem a necessidade de comprar novas peças. O mesmo vale para aquelas calças jeans ou jaqueta que acabaram sofrendo algum acidente, como rasgo ou descostura.

Para resolver esses problemas, basta ter linha, agulha, alguns enfeites, como patches e miçangas, e criatividade. Há vários vídeos de Do it Yourself disponíveis na Internet, para servir de inspiração, seja qual for a peça que você reformará.

Dando nova cara à camiseta

Durante a limpeza do guarda-roupa, você acabou achando uma camiseta que há muito tempo não usava? Reformá-la pode ser mais simples do que você imagina, além de te render uma nova peça de roupa!

Para camisetas, cortar uma gola ou se desfazer de suas mangas são ações simples que podem gerar um bom resultado, fazendo com que a peça se pareça com uma novinha. Outra dica é fazer aberturas laterais, ou então, nas costas.

Comprou uma camiseta pela Internet, e ela é maior que você imaginou? Tudo bem, não precisa trocar. Basta cortar um pouco de sua barra e criar alguns detalhes em suas mangas e gola, para dar um ar mais despojado e moderno à peça.

Reformando as calças jeans

Aquele jeans básico do dia a dia não te agrada mais e você quer incrementá-lo, deixando-o mais moderno e despojado? Os modelos destroyed são uma opção simples e muito bonita. Para isso, basta uma tesoura e um giz ou caneta, para fazer as demarcações.

Comece delimitando algumas regiões da peça, em que você deseja criar os rasgos. Com isso, corte nas demarcações. Para desfiá-lo e dar um ar mais “gasto” à peça, puxe as bordas do corte. Mas atenção para não exagerar nos rasgos das calças!

O mesmo pode ser feito com shorts. Colar patches e tachinhas são o bastante para reformar a peça. Outra opção é a troca da cor. Algumas tinturas para tecidos podem deixar a roupa muito mais alegre e moderna.

Criando novas peças

Se aconteceu de uma peça novinha descosturar ou rasgar, mas não ter como fazer a manutenção dela, por que não transformá-la em outra roupa? Suas calças podem virar uma saia ou, até mesmo, um colete.

Em alguns vídeos na Internet, é possível encontrar maneiras de recortar aquelas calças que não servem mais e transformá-las em short, saia, colete e blusa de frente única, sendo necessário, para essas últimas, apenas as pernas das calças.

E aquela saia longa que você enjoou, pode se transformar em um vestidinho para aproveitar os dias mais quentes. Para isso, basta utilizar uma camiseta de molde para fazer o recorte das mangas e decote e, depois, costurar o seu novo vestido.

Repaginando as peças

Caso você não deseje fazer recortes e costuras, é possível apenas comprar alguns enfeites para mudar a cara daquela peça de roupa que você já gosta. Colocar uma estampa na camiseta ou aplicar patches na jaqueta podem ser suficientes para transformar a roupa em poucos minutos.

Colar tirinhas de renda na barra do short ou da saia podem deixá-los com ar mais romântico. Assim como aplicar taxinhas coloridas na camiseta ou jaqueta podem transformá-las em peças mais divertidas e alegres.

O melhor de tudo é que, para fazer essas aplicações, não é preciso saber costurar. Tudo pode ser feito com cola universal, ou então, cola para tecido. Nos casos de patches e estampas, é necessário apenas o uso de um ferro de passar roupa.

Não se limite às roupas

É possível fazer manutenções, também, em sapatos. Incremente sandálias e chinelos com tachas e demais aplicações nas correias e em suas laterais. O mesmo vale para tênis e sapatilhas. No caso de sapatos de tecido, até canetinhas hidrocor podem ser usadas para sua reforma. E então, gostou das dicas? Que tal colocar todas em prática, agora, e ter várias roupas novas em seu guarda-roupa sem ter que sair às compras? Coloque sua criatividade em jogo e tenha várias opções de looks.

“Faltam EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), vacinas contra a gripe e material para testagem do coronavírus em pessoas que apresentam sintomas de contaminação”, relata Sônia Guajajara (Foto: Wikimedia Commons)

Coronavírus de um lado, invasores de outro: como está a situação dos indígenas no Brasil

(Foto: Divulgação)

O que é preciso saber antes de escolher uma profissão